O que é qualidade de energia elétrica (QEE)?

O que é qualidade de energia elétrica (QEE)?

24 de março de 2022 0 Por Marlon Frassi

A qualidade de energia elétrica (QEE) é a conformidade da energia elétrica entregue aos usuários nos parâmetros estabelecidos ou dos valores de referência. Ela visa garantir a qualidade na prestação do produto, do serviço e da qualidade do tratamento e atendimento das reclamações do consumidor¹.

 

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)

A ANEEL é responsável por regulamentar, definir a terminologia e os indicadores, e, também, caracterizar os fenômenos de QEE. Além disso, ela é responsável por estabelecer os limites, valores de referência e a metodologia de medição.

Para saber mais sobre a regulamentação da qualidade de energia no Brasil, leia o nosso post sobre esse tema acessando nosso artigo “A Regulamentação da Qualidade de Energia Elétrica no Brasil”.

 

Qualidade de energia elétrica (QEE)

A ocorrência de eventos como descargas atmosféricas, acionamento de grandes cargas e curtos-circuitos na rede elétrica podem ocasionar distúrbios como a elevação (Swell) ou afundamento (Sag) de tensão. Além disso, podem causar a interrupção temporária de energia. Na FIG. 1 temos alguns exemplos de distúrbios e os impactos na forma de onda.

 

exemplo de distúrbios na tensão

Figura 1 — Exemplo de distúrbios na tensão. Fonte: Elaborado pelo autor.

 

Uma tensão de qualidade é uma tensão similar a uma forma de onda de uma senoide pura com a amplitude definida². Para saber mais sobre por que a tensão possui a forma senoidal, leia o nosso artigo “O que é tensão CA?”.

As oscilações de tensão e frequência, bem como interrupções de curta duração de tensão em uma rede elétrica, podem comprometer o funcionamento de equipamentos. Essas intercorrências podem ocasionar falhas em processos produtivos e até na perda de dados de sistemas.

Existem estudos sobre os impactos causados por perturbações do sistema elétrico abordados na indústria. Um deles foi elaborado por Elaine Pimenta³, em 2010. Nele,  a autora, mostra os impactos e os prejuízos causados por afundamento momentâneo de tensão.

Pela FIG. 2, podemos observar os impactos causados por um afundamento momentâneo na fase A, fazendo com que o conversor opere erroneamente durante esse evento. Ao observar o valor da tensão eficaz, conforme a FIG. 3, ocorre uma redução no nível da tensão e isso impacta o funcionamento de equipamentos. Esse impacto gera perdas na produção com a geração de material sucateado ou por paradas súbitas no processo, ocasionando atrasos na produção.

 

Figura 2 — Afundamento momentâneo na fase A. Fonte: Pimenta, Elaine C. do Carmo, (2010)

 

Figura 3 — Valor resultante na tensão eficaz do conversor durante o VTCD. Fonte: Pimenta, Elaine C. do Carmo, (2010) [4]

 

Monitorar parâmetros como tensão, fator de potência, harmônicos e frequência, e ter informações da direcionalidade de algum evento é fundamental para identificar a ocorrência de distúrbios que podem comprometer o funcionamento de equipamentos, ocasionar falhas em processos produtivos e até provocar a perda de dados de sistemas. Para isso é primordial ter um sistema que possa medir, monitorar e reportar a ocorrência desses eventos.

 

SIGE Metrum

A Metrum fornece o Sistema Integrado de Gerenciamento de Energia (SIGE), um sistema de gerenciamento de energia modular e flexível. Além do gerenciamento de energia, o SIGE possui o módulo de qualidade de energia, onde integra os melhores medidores da Schneider que possuem a capacidade de monitorar QEE atendendo as normas (inter)nacionais. Disponibilizando as informações por meio do próprio sistema e em relatórios com as informações sobre o evento ocorrido.

Na FIG. 4 temos um exemplo da visualização da forma de onda de um afundamento de tensão na fase V1 por meio do SIGE. Além da forma de onda, o sistema exibe o diagrama fasorial e as informações sobre os harmônicos no período avaliado.

 

Figura 4 – Forma de onda de um sistema trifásico. Fonte: Elaborado pelo autor através do SIGE

É possível, também, ver essas informações por meio do relatório de Power Quality. O relatório exibe os eventos em várias curvas para análise. Na FIG. 5 temos um relatório exibindo os dados baseado na curva ITIC. Existem outras opções de análise, além de ter um detalhamento mais a fundo do evento ocorrido, forma de onda capturada e classificação do evento, conforme a FIG. 6.

 

Figura 5 — Relatório de qualidade de energia com a curva ITIC.

 

Figura 6 — Detalhes sobre um evento de qualidade de energia.

 

Além de gerar diversos relatórios, o SIGE permite a implementação de relatórios personalizados e a programação da medição nos medidores baseados em uma norma ou método específico. Um exemplo disso são os relatórios do PRODIST, em conformidade ao módulo 8, proporcionando os resultados analisados em relatórios.

Para mais informações entre em contato conosco.

 

Referências
¹Agência Nacional de Energia Elétrica — ANEEL. PRODIST — Módulo 8 — Qualidade da Energia Elétrica. 2021. Disponível em: https://www.aneel.gov.br/modulo-8. [Acesso em 23-02-2022].
²Agalar and Kaplan. “Power quality improvement using STS and DVR in wind energy system”, 2018.
³Pimenta, Elaine C. do Carmo. Efeitos de Afundamento de Tensão no Processo de Laminação Industrial, Dissertação de Mestrado, Belo Horizonte, 2010. Disponível: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-8CYG3X [Acesso em 23-02-2022].