Por que as empresas devem investir em gestão de energia?

Por que as empresas devem investir em gestão de energia?

A resposta é simples: porque sim! Bom, começo me desculpando, pois “porque sim” não é uma resposta educada, tão pouco esclarecedora para responder ao questionamento “por que as empresas devem investir em gestão de energia?” não é mesmo? A resposta para essa pergunta é importante para você entender as possibilidades de ganhos ao gerir a energia que sua empresa consome.

Se “porque sim” não é uma resposta que te basta, encontre a seguir as respostas que você busca!

O grande recurso

Quem não é consumidor de energia hoje em dia?  A energia está em tudo e em todos! Tudo o que você olhar ao seu redor, muito provavelmente, utilizou energia elétrica em uma ou mais fases da produção: da janela à roupa que você está vestindo passando pelo dispositivo utilizado para ler este texto… E a lista é longa! Portanto, paramos por aqui com as evidências de que somos seres dependentes da energia elétrica para manter nosso modo de viver. Nessa última frase já temos um norte para a nossa resposta, ou seja, como não gerenciar algo de que dependemos tanto? Por aqui poderíamos encerrar e afirmar que temos que gerir, pois, é impensável viver sem esse insumo em nossa sociedade contemporânea. Logo, tê-lo como fonte ininterrupta em quantidade e qualidade seria o ideal.

Ah, mas essa não é a resposta que estamos buscando. Você pode dizer: nossas bisavós e avós nasceram, cresceram e viveram muitos anos sem eletricidade, então é, sim, possível viver sem eletricidade.

No entanto, pensar assim seria uma doce ilusão, afinal são tempos passados. Se elas estiverem entre nós, pergunte a elas e verás que nem mesmo elas conseguem imaginar suas vidas sem eletricidade de novo, devido o conforto que a eletricidade proporcionou na vida das pessoas.

A possibilidade de escolher

A energia elétrica está entre os principais insumos da cadeia produtiva e tanto a sua disponibilidade quanto seu custo afeta diretamente como as empresas trabalham. Portanto, conhecer bem as necessidades quanto ao consumo de energia é necessário para o planejamento e operação de qualquer negócio. Sendo assim, ter um planejamento de gestão de energia é necessário até mesmo para firmar contratos de fornecimento de energia junto à concessionária distribuidora de energia local, pois a demanda e o consumo são fatores de custo para o negócio. E aqui seguimos completando a resposta para pergunta inicial. Ou seja, se é fator de custo, tem de estar no espectro de gestão de qualquer empresário. Dependendo do quão significante for o custo de energia elétrica para o negócio, ele pode determinar várias coisas, inclusive a competitividade e viabilidade da empresa.

Sendo assim, conhecer a legislação do setor elétrico aumentará significativamente as chances de aproveitamento das vantagens dispostas nos diferentes modelos de compra de energia, tanto no mercado livre quanto no cativo.

Eficiência energética

É perceptível a volatilidade dos preços de energia nos últimos anos, oriunda de uma série de fatores: ambientais, econômicos e políticos. Buscar eficiência na composição do custo de energia passou a ser determinante para alguns negócios, principalmente os mais eletrointensivos. Com isso o empresário moderno começou a avaliar todas as formas de redução de custos. Dos ajustes contratuais à autoprodução de energia com advento da geração solar.

Além disso, os gestores passaram a se preocupar mais e a investir em eficiência energética para baixar o custo específico de energia elétrica consumida por produto produzido. Implantar um software de gestão de energia e instalar medidores espalhados estrategicamente na empresa, possibilitará saber onde, quando e como a energia é consumida. Dispondo dessas informações, as ações de eficiência energética são direcionadas, com alto grau de confiabilidade e assertividade no retorno do investimento.

Ser sustentável

A energia mais limpa é a que não consumimos, logo, reduzir o consumo específico (kWh/pç, kWh/ton., etc.) deve ser uma importante missão, para além dos aspectos econômicos. Diminuir os rastros da pegada de carbono presentes na cadeia produtiva de energia elétrica também diferenciará seu negócio em um mercado globalizado que vem, aceleradamente, considerando isso nas decisões de compra. Não é à toa que existem várias certificações green, as quais possuem o propósito de comprovar e, também, divulgar empresas sustentáveis.

Ora, então, por que as empresas devem investir em gestão de energia? Se você ainda tem alguma dúvida se deve ou não investir em gestão de energia, pegue um café forte, abra sua cabeça e comece a leitura deste artigo novamente.

Uma dica: toda empresa tem uma “razão social”. Essa razão social deve ser praticada com zelo às pessoas, à sociedade e ao meio ambiente. Somente assim você terá um negócio sustentável. Gerencie a energia elétrica que consome!

Metrum está há duas décadas comprometida em fornecer as melhores e mais completas soluções para o Mercado de Energia Elétrica! Entre em contato com o nosso time para conhecer o SIGE METRUM, o Sistema Integrado de Gerenciamento de Energia que simplifica as etapas do processo de análise, por meio de relatórios e diagramas, em uma plataforma inteiramente amigável.

Compartilhe em suas redes:

Mais Populares

Categorias

Conecte-se Conosco

Assine Nossa Newsletter

Leia Mais

Posts relacionados

Projeto do SPCS da UFV Coromandel

A energia solar vai ocupando espaço na matriz energética brasileira e caminha para se tornar a maior fonte de energia do país. A instalação de