Calibradores de medidores de energia

Precisão e exatidão na medida certa.

A Metrum apresenta sua linha de equipamentos para teste de medidores de energia. Dentro desta categoria de produtos incluem dispositivos portáteis para testes, bancadas de calibração e padrões de referência. Os produtos são aplicados em análises de campo, calibração, medição, entre outras atividades necessárias a fim de facilitar o dia a dia das equipes técnicas das concessionárias de energia e provedores de serviço.

Os dispositivos portáteis são especialmente projetados para testar instalações de medidores em campo. Suas funcionalidades atendem a todos os requisitos para testes abrangentes de medidores. As bancadas de calibração de medidores foram desenvolvidas para testes eficientes de todos os tipos de medidores. Os padrões de referência possuem classe de precisão a partir de 0,02% e constituem unidades de medida de precisão para todas as grandezas relevantes nas comparações com medidores medição de energia. A ampla faixa de medição e a alta precisão são as principais características dos padrões de referência.

A linha de calibradores proporciona ao cliente utilizar o equipamento com a precisão adequada em função da atividade executada. Estabelece, portanto, uma escolha racional com foco na aplicação, otimizando assim os investimentos, seja em manutenção periódica ou fiscalização, obtendo o rápido retorno do investimento

Categoria de produtos 02_CRL 0529
Categoria de produtos 02_ISO9001
Categoria de produtos 02_INMETRO
Categoria de produtos 02_ANSI
Categoria de produtos 02_ABNT

Características desta categoria de produtos:

Produtos Metrum
Dúvidas Frequentes

Devido a altíssima precisão da tecnologia de medição adotada, os padrões podem ser usados também para calibrar grandezas como tensão, corrente, potencia, frequência, harmônicos.

Fornecemos mesas com apenas uma posição, três (3), cinco (5), dez (10), dezesseis (16), vinte (20), vinte e quatro (24) e 40 posições.

Sim, as mesas de aferição permitem ao usuário testar medidores de elo aberto e fechado , além de permitir também ao usuário o testes de SDMEE. 

Sim. As mesas de aferição quando projetadas para testar medidores de elo fechado, necessitam de ICTs, para que o circuito da fonte de tensão seja isolado da fonte de corrente. Esses transformadores são projetados para garantir uma classe de 100ppm, desta forma, influenciam minimamente na exatidão geral do sistema.

Não, outra função do transformador de corrente (ICT) é detectar a presença ou não do medidor na posição e isolar a mesma caso não haja medidor a ser testado.

Sim, através do software de operação da mesa o usuário pode clicar e habilitar a tensão individualmente, para cada posição de teste no momento do cadastro de medidores. A mesma só pode ser religada caso a fonte esteja parada oferecendo o bloqueio necessário.

Sim, através do software de operação da mesa, para os modelos fabricados a partir de 2019, o usuário pode executar a calibração com uma constante diferente por posição. Também é possível usar o conceito de grupo que pode tornar a operação mais eficiente.

Dentro da linha de produtos há vários modelos, desde os mais focados na aferição de medidores como também aqueles que possuem funcionalidades adicionais, tais como: teste de relação de TC, Verificação da ligação/detecção de irregularidades, ensaio de carga imposta, ensaios de marcha em vazio e mostrador dentre outros.

Sim, todos os modelos, inclusive os portáteis em geral em laboratórios de concessionárias se adotam os padrões de energia e calibradores de uma posição para atendimento ao consumidor e bancadas de múltiplas posições para realizar ensaios massivamente.

Sim, todos saem de fábrica calibrados e certificados pelo laboratório de metrologia próprio (MLAB Metrum, certificado pela ISO 17025).

Sim, a série MTU é dotada de fonte para injeção de corrente e tensão. Já a linha de calibradores IDF são fonte de corrente para executar os testes previstos no RTM (exatidão em 2 pontos e mostrador)

Sim. Alicates com 10A, 100A, 200A e 1000A e outros sob consulta.

Sim, todos os modelos têm memória de massa.

Sim, possuímos o modelo ATIs que realiza os testes a partir do método de frequência variável, realizando testes precisos em transformadores de corrente e potencial oferecendo um teste de altíssima precisão, a partir de um equipamento pequeno, leve e portátil.

Já para aplicação em campo o equipamento adequado para testar TCs e o circuito de medição é o BIRD DOG, equipamento que realiza teste em Alta tensão utilizando a carga do cliente.

O MTP também é capaz de realizar o teste de TC em circuitos de medição de baixa tensão.

Os modelos adotados permitem a captura tanto da mancha de disco quanto do LED de medidores, as fotocélulas possuem a seleção do modo de operação e alguns modelos permitem o ajuste de ganho para eliminar possíveis marcas no disco ou interferência da luz ambiente.

Sim, conhecendo o parque de medidores brasileiro, que possui medidores tanto de sobrepor, quanto soquete e também de embutir em painel, a METRUM disponibiliza modelos adequados para cada tipo de medidor, oferecendo ao cliente a possibilidade de observar qual o modelo que irá lhe ser melhor para seu uso. Possuímos uma gama de suportes que podem ser fornecidos em conjunto para tornar fácil a atividade de campo.

Sim, os modelos MTP, MPM e IDF que geralmente são usados para testar medidores eletromecânicos possuem esse recurso opcional, oferecendo agilidade no uso em campo quando as situações não são favoráveis para detecção da mancha através da fotocélula.

Os modelos série MPT são os padrões de mais alta corrente e também precisão, geralmente são embarcados nas mesas de aferição. No entanto são modelos portáteis que podem ser deslocados para algum serviço externo ou mesmo enviados para calibração.

 

Os modelos MTP são padrões para atividades de campo, dentre os seus opcionais eles possuem corrente direta, teste de erro do transformador de corrente, diagnóstico da ligação do medidor, medição da carga imposta além de poder testar até 2 medidores de forma simultânea.

 

O modelo MPM é o padrão focado na execução do teste de erro do medidor, possuindo a medição através de clamps de corrente, sua interface e sistema operacional foi projetado para que o técnico tenha clareza e facilidade na execução do teste, seja em medição direta ou indireta e possa atender as demandas de inspeção ou testes sob solicitação do usuário.

RELACIONADOS

Confira outras soluções do nosso portfólio relacionadas a este serviço
Blog da Energia

Acesse o blog e encontre conteúdos relevantes das soluções tecnológicas em energia. Cadastre-se e fique por dentro do que há de mais avançado no Setor Elétrico.

Projeto do SPCS da UFV Coromandel
A energia solar vai ocupando espaço na matriz energética brasileira...
A Metrum recebeu o primeiro prêmio Schneider Electric Sustainability Impact...
A Metrum ganha prêmio de sustentabilidade pelos esforços na descarbonização...
A importância dos Sistemas de Proteção e Controle e dos...
Os Sistemas de Proteção e Controle são uma divisão da...

Mantenha-se atualizado!

Receba a Newsletter da Energia