Projeto do SPCS da UFV Coromandel

Projeto do SPCS da UFV Coromandel

A energia solar vai ocupando espaço na matriz energética brasileira e caminha para se tornar a maior fonte de energia do país. A instalação de painéis fotovoltaicos teve um grande salto durante o ano de 2022. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a ABSOLAR, de janeiro a outubro, a energia solar cresceu 44,4%.

Dados da ANEEL indicam que a produção de energia solar pode ultrapassar a geração hidrelétrica até 2050. Eles apresentam também que a fatia composta pela geração hídrica reduzirá sua presença para 30%, enquanto a energia solar deverá avançar dos 10% para 32%.


Comprovando as estatísticas, no município de Coromandel, Estado de Minas Gerais, inaugurou mais uma usina fotovoltaica com investimentos de cerca de 280 milhões de Reais. São 160 hectares de placas solares em uma planta que produzirá 30MW, os quais serão comercializados no ambiente de contratação livre (Mercado Livre de Energia). A planta faz parte de um complexo formado por duas usinas fotovoltaicas que, quando estiverem em operação comercial, agregarão 60 MW ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Projeto

A Metrum fez parte do fornecimento de serviços e produtos para o empreendimento e sua equipe se sentiu bastante satisfeita com a finalização do projeto turn-key do Sistema de Proteção, Controle e Supervisão (SPCS): “Estamos muito orgulhosos em contribuir com a expansão da matriz de energia limpa do nosso país!”, declarou Paula Fuziki Kelmer, engenheira eletricista, integrante da equipe comercial da Metrum e participante do projeto.

Escopo do Fornecimento

O escopo contemplou uma Solução Integrada de Sistema de Proteção, Controle e Supervisão (SPCS):

  • SE Coromandel 3 (nova subestação de seccionamento 138 kV em configuração híbrida) padrão CEMIG Distribuidora. composta por 2 Vãos de Linha 138kV;
  • SE Coromandel 1 – Adequações no sistema de proteção, controle e supervisão existente do Vão da Linha 138kV a ser seccionada, padrão CEMIG Distribuidora.
  • Subestação Elevadora-Coletora UFV COROMANDEL, composta por um Vão de Transformador 34,5/138kV e um Vão de Linha 138kV.

O fornecimento dos painéis de SPCS foi em regime turn-key. Englobou a entrega das suas respectivas documentações técnicas, conferência do estudo de proteção e seletividade, serviços de configuração, aceitação de fábrica (TAF), supervisão de montagem e serviço de comissionamento (TAC).

Foi uma entrega completa que superou inúmeros desafios devido a sua alta complexidade.

“Tive a oportunidade de conduzir tecnicamente o projeto da UFV Coromandel e não faltaram desafios durante toda a execução. Apesar de todas as adversidades, durante o período da pandemia, durante a execução do projeto, a Metrum reafirmou o seu comprometimento com a satisfação do cliente, atuando de forma a finalizar o projeto dentro do prazo e com alto nível de qualidade técnica.” 

Afirmou Paulo Gabriel de Souza, engenheiro eletricista, responsável pela coordenação do projeto.

Testes em Fábrica (TAF)

Os testes foram finalizados em outubro de 2022, a entrega do Teste de Aceitação em Fábrica, e o TAF foi realizado nas dependências da Metrum, em Belo Horizonte, nos painéis do SPCS. Todos eles elaborados, construídos e montados na empresa.

Serviço de Comissionamento (TAC)

Em dezembro de 2022, realizou-se o comissionamento do Projeto SPCS da Usina de Energia Solar Fotovoltaica de Coromandel. Na ocasião, executou-se com o acompanhamento da CEMIG-D e Acessante, as atividades de parametrização e testes dos IEDs de proteção de linha e de transformador da Schneider Electric (Famílias MiCOM Px40, C264 e SAITEL-DR). Para as subestações padrão CEMIG-D foi aplicou-se o sistema SCADA x OMINI, enquanto para a subestação coletora da UFV, que será operada pelo Acessante, aplicou-se o sistema SCADA Elipse Power HMI.

“O projeto da UFV Coromandel encerrou mais um clico de projetos de SPCS na Metrum. Foi um grande e gratificante desafio para todos os envolvidos. Acredito que o seu sucesso se deve ao esforço, dedicação e comprometimento de todos os colaboradores. Sou extremamente grato por ter feito parte deste projeto e creio que seja o primeiro de muitos outros”! declarou Leonardo Correa Cardoso, engenheiro eletricista, gerente de projetos da Metrum.

A Metrum possui um portfólio diversificado de soluções de proteção, automação, controle de subestações e medição de energia. Acesse o site para conhecer um pouco mais sobre as atuações da empresa.

Veja mais sobre o projeto clicando aqui!