Gerenciamento de Energia – SIGE
Gerenciar a energia é preciso!
A Metrum desenvolve e comercializa sistemas de gerenciamento completos idealizados para executar normas, gerir políticas de racionalização e de economia e contratos de compra e venda de energia. Uma característica importante dos sistemas de gerenciamento é a capacidade de suprir informações aos setores técnicos e administrativos de gestão, controle e qualidade de insumos energéticos, sejam eles elétricos ou fluídicos (gás, vapor, água, ar comprimido, etc.).
O Gerenciamento de Energia é a análise de dados de medição de maneira contínua, por meio da correlação de diferentes medidas, criação de KPIs, comparação de dados de diferentes plantas, áreas ou máquinas. A partir dessa análise planejar melhorias, executá-las, verificar os resultados e agir para mitigar qualquer desvio em um ciclo contínuo.
Na Metrum, o SIGE – Sistema Integrado de Gerenciamento de Energia, é a integração entre os softwares de gestão e operação com os dispositivos da planta e a customização de gráficos, diagramas e relatórios a partir do entendimento e ajuste a demanda do cliente.
Características desta categoria de produtos:
- Adequação à legislação ISO 50001;
- Avaliação do desempenho dos indicadores energéticos (KPI);
- Sistemas escalonáveis;
- Cyber segurança;
- Gestão da Qualidade de Energia;
- Gestão de Ativos (máquinas, transformadores);
- Automação e controle;
- Controle de Demanda;
- Aplicações SAAS ou on-premise;
- Gerencia todos os tipos de insumos energéticos;
- Monitoramento em tempo real;
- Gestão em múltiplos protocolos de comunicação.
Em teoria não, entretanto, levando-se em consideração a experiência de pessoas como Willian Edwards Deming, é pouco provável alcançar e manter eficiência sem um sistema de gestão adequado, de acordo com sua famigerada frase: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”. A Eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia. Para atingir a eficiência energética, o primeiro passo é medir o que se consome, a partir destes dados, é necessário gerenciar os seus valores e agir para que estes valores atinjam o ponto ótimo. Para o gerenciamento, podem ser utilizadas diversas ferramentas, como um simples caderno ou uma planilha Excel onde se registra os valores de medição lidos, porém a conexão direta com o dispositivo de medição via software de gerenciamento de energia torna esta tarefa mais eficiente e efetiva.
Gerenciamento (ou gestão) de energia é uma forma inteligente de reduzir e controlar os custos com energia elétrica em uma empresa, trazendo eficiência energética e aumentando a competitividade do negócio e sua sustentabilidade no mercado.
Os sistemas de gerenciamento de energia (SGE) são comumente referidos como ferramentas ou softwares usados para monitorar, controlar e otimizar o desempenho energético de determinada carga consumidora. Os sistemas de gerenciamento de energia são frequentemente segmentados com base na aplicação, por exemplo.
Podem-se citar como as principais aplicações: eliminação de desperdícios; aumento da eficiência; mudança nos padrões de consumo; monitoramento das concessionárias de energia; elaboração de rateios com alta precisão; controle de cargas; controle do fator de potência; conhecimento das sazonalidades do consumo.
Assim como em outros casos industriais, o maquinário de peso, essencial para a produção, explica o grande consumo energético. Esses equipamentos são os mais diversos, usados para diferentes funções, desde a produção, modelagem e fundição de materiais. E todos acabam demandando uma quantidade de eletricidade bem alta.
Um software para gerenciamento de energia é uma tecnologia adotada para automatizar o monitoramento de energia nas empresas. Gerenciar o consumo de energia é fator determinante para que as empresas consigam reduzir custos e melhorar a eficiência energética para se manterem competitivas no mercado.