Os 5 benefícios da termografia industrial
A termografia é um método de diagnóstico não invasivo baseado na detecção da temperatura na superfície do objeto. Sendo assim, a radiação infravermelha (IV) emitida por um objeto é registrada e visualizada na forma de um mapa de distribuição de temperatura. O resultado da termografia infravermelha é uma imagem radiométrica bidimensional de objetos, em que cada pixel define a temperatura de uma área. Na indústria, a imagem gerada – conhecida como “termograma” – pode ser usada para identificar defeitos estruturais, falhas elétricas, falhas mecânicas, entre outras falhas. A termografia possui uma série de características distintas que são muito benéficas para as indústrias que decidem incorporá-la em seus procedimentos. Conheça os 5 benefícios da termografia industrial e como ela pode ajudar sua empresa a mitigar prejuízos.
1 – Redução no tempo de inatividade
Por ser um procedimento que não requer contato, as câmeras térmicas podem realizar inspeções de análise térmica enquanto a planta ou equipamento esteja operando normalmente.
2 – Economia financeira
A imagem térmica pode detectar problemas nos componentes ou sistemas ainda em estágio inicial. Desse modo, permite que a empresa faça planejamentos e realize trabalhos de correção em um período programado, sem que ocorram prejuízos financeiros por paradas inesperadas. Ao detectar as falhas precocemente é possível, portanto, evitar danos aos sistemas operacionais vitais, gerando uma grande perda financeira devido às paradas inesperadas.
3 – Precisão e velocidade
As análises feitas por meio das imagens térmicas podem escanear e medir rapidamente a distribuição da temperatura de superfícies inteiras dos equipamentos elétricos e mecânicos sob condições normais de carga, eliminando a necessidade realizar um trabalho de pré-inspeção e preparação do equipamento.
4 – Otimização no processo de manutenção
Com a utilização da termografia na manutenção preditiva, você sai na frente do problema, pois consegue identificar os possíveis problemas antes deles aparecerem. Ao detectar problemas e programar reparos antes que ocorra uma falha grave, acontece um aumento na produtividade, na lucratividade e na segurança da empresa.
5 – Procedimentos sem contato
As câmeras termográficas são instrumentos passivos, ou seja, elas detectam a energia infravermelha emitida pela superfície dos objetos. Essa abordagem passiva e não invasiva garante que o responsável pela atividade possa manter uma distância segura do equipamento potencialmente perigoso.
A Metrum é parceira oficial Automation Technology e fornece ao mercado brasileiro as câmeras IRSX, as câmeras projetadas como uma solução all-in-one. Elas combinam um sensor de imagem térmica calibrado com uma poderosa unidade de processamento de dados e uma variedade de interfaces industriais em um invólucro IP67 robusto, pequeno o suficiente para caber nos espaços mais apertados.
Entre em contato com nossa equipe especializada e conheça todos os benefícios da termografia industrial para o seu negócio!