O processo de adesão ao Mercado Livre de Energia
Em 1996, ocorreu a reestruturação do setor elétrico brasileiro, vários aspectos do sistema elétrico foram alterados, e, dentro do pacote de mudanças do setor, criou-se o Mercado Livre de Energia. Hoje em dia, cerca de 60% da energia comprada pela indústria brasileira é realizada por intermédio do Mercado Livre de Energia e aproximadamente 30% da energia consumida é vendida também por ele.
Em 2017, a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) atingiu a marca de mais de 6 mil agentes, sendo 74% consumidores livres. Somente entre janeiro de 2016 e fevereiro de 2017 a CCEE recebeu mais de 3000 pedidos de adesão divididos entre consumidores livres, consumidores especiais, geradoras e comercializadoras de energia – a grande maioria foi de consumidores especiais, ressalto. Atualmente, são mais de 6000 agentes dentro da CCEE – veja o gráfico abaixo.
Para reforçar os sinais claros de crescimento desse modelo de negócio, abaixo apresento um gráfico que exibe o crescimento de comercializadoras de energia na CCEE.
Vantagens de contratar energia do Mercado Livre
Um dos principais atrativos é a livre negociação de prazos de contrato, quantidade e preços, também poder negociar, em um único contrato, energia para várias unidades do mesmo grupo econômico (Comunhão) é algo bastante vantajoso.
A previsibilidade também é importante para o planejamento estratégico das empresas, comprando energia do mercado livre, principalmente em contratos de longo e médio prazo, que em geral, apresentam preços melhores que o mercado cativo e também porque seus reajustes em geral são referentes à inflação e não estão sujeitos a efeitos naturais como estiagens que impactam sobremaneira o preço da energia no mercado cativo.
Empresas que podem acessar o Mercado Livre de Energia
As empresas que podem entrar para o mercado livre de energia são empresas que têm demanda entre 500KW e 3MW – que são chamadas de consumidores especiais e empresas que têm demanda acima de 3MW – são chamadas de consumidores livres. Também foi criado o regime de comunhão o qual permite que uma empresa, que não tenha demanda suficiente para entrar no Mercado livre, possa somar a demanda de outras unidades consumidoras do mesmo grupo e pleitear o acesso ao mercado. O infográfico abaixo, ajuda-nos a compreender melhor os critérios de adesão ao Mercado Livre, observe.
Nossa empresa, a Metrum Equipamentos de Medição & Testes Ltda., orgulha-se de ter contribuído com a evolução do mercado de energia. Atuamos fortemente nas adequações de pontos de medição atendendo aos requisitos do Módulo 12.2 do ONS – seja vendendo produtos e serviços ou soluções completas. Cerca de 40% das medições do Mercado Livre de Energia têm a participação direta ou indireta da nossa empresa.
No quadro abaixo são exibidos 3 exemplos de empresas que realizaram suas migrações por meio das soluções de adequação ao Mercado Livre executadas pela Metrum em uma ou mais unidades do seu empreendimento. Estas empresas obtiveram um rápido retorno do investimento (ROI) e um impressionante percentual de economia.
Nossa linha de medidores de energia PowerLogic ION, fabricados pela Schneider Electric, representa a mais avançada solução tecnológica de medição de energia utilizada no Brasil e está presente nas maiores concessionárias e distribuidoras.
Aqui na Metrum desenvolvemos softwares e aplicativos específicos para geração de XML, além de templates especiais para exigências normativas de cada concessionária de energia. No trabalho em conjunto com as concessionárias consolidamos os medidores PowerLogic ION/Schneider como um produto de qualidade, confiável e de custo-benefício comprovadamente vantajoso para os usuários.