O que é a agenda ESG?
Introdução
Certamente você já viu ou ouviu falar sobre agenda ESG e despertou algum interesse a respeito do seu significado. Talvez a forma mais correta de explicá-las não seria simplesmente a sua tradução, afinal, a mensagem nelas embutida pode conter um aspecto muito mais amplo do que se imagina. Entretanto, para que o conceito seja entendido, inevitavelmente lançamos mão da tradução literal para podermos iniciar o esclarecimento do seu real valor.
ESG é a sigla em inglês de Environmental, Social and Governance que traduzida para o português quer dizer Meio Ambiente, Social e Governança. Juntando as 3 letras podemos dizer que elas substituíram a palavra sustentabilidade no mundo corporativo.
Até bem pouco tempo, os dirigentes das empresas acreditavam que investir em sustentabilidade tinha um custo que afetava diretamente e negativamente nos resultados financeiros dos empreendimentos. Contudo, essa ideia foi caindo por terra. A partir do momento em que perceberam o ponto de vista dos consumidores que passaram a priorizar empresas que se dedicam a temas socioambientais.
Muitas companhias descobriram que adotar medidas de cuidado com o meio ambiente, de responsabilidade social e melhores práticas de governança comprovam que o comprometimento com o ESG atrai consumidores dispostos a pagar mais por seus produtos. Portanto, o ESG é um caminho para a expansão dos negócios que minimiza drasticamente os danos ao planeta e aos indivíduos.
Explicando cada letra
A sigla ESG reúne três fatores que mostram o quanto uma empresa está comprometida em ter uma operação mais sustentável em termos ambientais, sociais e de governança. Cada letra tem um significado:
Letra E: Environmental, em inglês, ou ambiental, em português
Refere-se às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio ambiente e sua atuação sobre temas. Como, por exemplo, aquecimento global e emissão de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água.
Letra S: Social, em inglês e português
Refere-se à relação de uma empresa com as pessoas que fazem parte do seu universo. Envolve preocupações com questões como: satisfação dos clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade da equipe, engajamento dos funcionários, relacionamento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
Letra G: Governance, em inglês, ou governança, em português
Refere-se às medidas relacionadas à administração de uma empresa. Envolve composição dos conselhos, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, remuneração dos executivos, relações com entidades do governo e políticos e existência de canais de denúncias.
Os grandes investidores têm olhado com mais cuidado para as práticas de ESG das empresas antes de depositarem confiança e capital nelas.
O crescimento da agenda ESG
A agenda ESG vem crescendo gradativamente a cada ano, principalmente por conta da urgência em combater as causas das mudanças climáticas. A ONU propôs a limitação do nível do aquecimento global em 1,5ºC, as emissões de carbono reduzidas pelas indústrias em 45%, até 2030 e zerar até 2050. Mais de 70 países, que representam ao redor de 76% das emissões globais de carbono, já se comprometeram com metas net zero (*) ou carbono zero até o momento.
Num futuro próximo, as corporações para não correrem o risco de perderem o espaço para produtos e processos menos poluentes, revisarão, obrigatoriamente, os seus processos e terão o custo de neutralizar as suas emissões de carbono. Restrição de recursos hídricos, perda da biodiversidade e gestão de resíduos, mostram porque é importante o setor privado abraçar a agenda ambiental.
Os pilares do ESG
Para gerar um impacto positivo perante a sociedade as empresas buscam o ESG. Procurando reduzir os riscos, melhorando o relacionamento e mostrando aos investidores que estão olhando para o negócio de maneira holística e transparente. O que motiva todo esse engajamento são os desafios enfrentados pela humanidade nas áreas ambiental e social.
O que as empresas devem observar para adotar uma agenda ESG?
- Descobrir o seu propósito e como a sua atuação melhora a sociedade;
- Fazer o levantamento de suas emissões em todos os níveis (escopo 1, 2 e 3) e definir metas de redução alinhadas com as melhores práticas (Science Based Targets (**), SBTi);
- Investir no relacionamento (abrir canais de diálogo e mapear as dores de cada um e como elas se relacionam com a atuação da companhia);
- Implementar políticas de governança corporativa e transparência claras e objetivas.
A Metrum inserida no contexto ESG
A Metrum é uma empresa que originariamente tem como objetivo fornecer equipamentos e sistemas destinados ao gerenciamento e controle da energia. Sendo assim, dentro da sua missão e perante os seus clientes e o mercado, o contexto ESG já está integralizado. A economia e eficiência energética estão entre os temas propostos pela agenda ESG para a sustentabilidade das empresas e preservação do meio ambiente. Desse modo, a Metrum auxilia os seus clientes a alcançarem seus indicadores e cumprirem suas metas relacionadas à eficiência energética inseridas na agenda ESG.
As ações internas da Metrum com relação ao ESG ainda são incipientes, porém, se espera um crescimento gradual para os próximos anos. Apesar de que muito se avançou, mesmo nos tempos de pandemia da Covid. Existe na empresa a preocupação com operações mais sustentáveis em toda cadeia produtiva. O fornecimento de serviços externos e matérias-primas passa por um processo de “ranqueamento” para garantir que o que está sendo oferecido pelos parceiros de negócios segue padrões globais de sustentabilidade.
Eficiência Energética
A Metrum também aplica programas de Eficiência Energética, dentro da sua própria estrutura, e para tal, formou um comitê interno que usa medidores e softwares dedicados à gestão de energia com controle de gastos e rateio de custos.
Ações sociais
No campo social, a empresa realiza programas junto à comunidade como o Banho Fraterno. Essa ação, patrocinada pela Metrum, fornece banho quente, sabonete, xampu, roupas e alimentação a pessoas em situação de rua, em locais de Belo Horizonte. Além disso, existe a coleta de lixo seletiva e descarte de resíduos de eletrônicos (baterias, pilhas, placas de circuito impresso), descarte de lâmpadas pelo projeto SSMA e recolhimento de papel e papelão para reciclagem. Tem parceria com instituições de ensino para proporcionar bolsas de estudos e descontos em mensalidades de cursos profissionalizantes, ensino superior e pós-graduação oferecidos aos colaboradores.
A Metrum promove palestras de esclarecimentos frequentes sobre saúde corporal e mental, doenças cardiovasculares, bons hábitos alimentares, estresse, diabetes, doenças sexualmente transmissíveis e outras mais. Há ainda, ocasionalmente, ginástica laboral matinal, além de campanhas de vacinação de gripe em parceria com o SESC que anualmente, atende colaboradores e seus dependentes.
Ações na governança
As ações na governança corporativa abrangem a criação de dois importantes canais de comunicação com o público, colaboradores, parceiros comerciais, fornecedores e demais organizações impactados pelas ações da empresa (stakeholders (***)). Estes canais são a ouvidoria e a compliance – que recebem denúncias, reclamações e outras manifestações – e têm importantes funções de educar, mitigar e evitar práticas indesejadas dentro do ambiente corporativo, como o assédio sexual e moral. Ainda dentro das ações de governança foram promovidas re-certificações das normas ISO9001 e ISO45001 que prosseguiram com a padronização dos processos de fabricação e reafirmaram os objetivos estratégicos da empresa.
(*) Net zero é o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. A expressão completa é net zero carbon emissions (zero emissões líquidas de carbono, em tradução livre). Trata-se de um acerto de contas da humanidade com o planeta Terra envolvendo indivíduos, empresas e governos. O objetivo é frear o acelerado processo de aquecimento global em que embarcamos a partir da industrialização, em meados do século 18.
(**) O que são “Science-based targets”? As metas baseadas na ciência fornecem um caminho claramente definido para as empresas reduzirem as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Ajudando a prevenir os piores impactos das mudanças climáticas e o crescimento dos negócios.
(***) Os stakeholders são todos os grupos de pessoas ou organizações que podem ter algum tipo de interesse pelas ações de uma determinada empresa. As partes interessadas podem ser desde colaboradores, considerados stakeholders internos, até investidores, fornecedores, clientes e comunidade, chamados de externos.
Fontes:
- Revista Exame – Publicação de 13/05/2022.
- Associação Comercial de São Paulo – ACSP.