Análise da Qualidade da Energia
GERENCIAMENTO DE ENERGIA
Assegure a qualidade da energia fornecida ao empreendimento.
Os serviços de análise da QEE propostos pela Metrum tratam todos os fenômenos abordados pelo Módulo 8 do PRODIST – Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional em regime permanente: tensão; fator de potência; harmônicos; desequilíbrio de tensão; flutuação de tensão e variação de frequência ou em regime transitório: variações de tensão de curta duração – VTCD.
Com relação aos medidores de energia modelos ION7600, ION7650 e ION8650, usados pela Metrum nas aplicações de análise, são comprovadamente eficazes nos levantamentos da QEE por serem:
- Certificados Classe “A” ou “S” (IEC 61000-4-30);
- Homologados para faturamento de energia (INMETRO);
- Atestados para Campanhas de QEE do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS;
- Aprovados e homologados para compensação de perdas em transformadores e LTs (CEPEL);
Instrumentos versáteis para atendimento à eventuais mudanças nas normas de faturamento e Qualidade da Energia Elétrica “QEE”.
A partir de 1º de janeiro de 2023, toda distribuidora deve possuir a certificação do processo de medição, coleta dos dados, apuração dos indicadores e das compensações relacionadas à tensão em regime permanente.
Resolução Normativa PRODIST nº 863/2019 e nº 871/2020, vigência 01/01/2021.
- Avalia causas e responsabilidades por problemas de qualidade de energia;
- Estudos personalizados em áreas desejadas para análise dos pontos de medição;
- Análise de partida de máquina (motores, acionamentos de inversores, etc.);
- Eventos de curtíssima duração (transientes afundamentos e elevações de tensão);
- Realiza estudos de distorção harmônica para implantação de filtros ativos ou passivos;
- Análise para correção de fator de potência pontual ou global;
- Relatórios padronizados de acordo com requisitos específicos. Apresentação clara dos resultados de forma a obter fácil análise dos indicadores;
- Instrumentos utilizados aprovados por órgãos nacionais (CEPEL, ONS e INMETRO) e internacionais (IEC/IEEE) para estudos de qualidade de energia.
As análises oferecidas englobam medições de harmônicos, de flutuação de tensão, de variação de tensão de curta duração (VCTD) e de desequilíbrio. Tais análises permitem caracterizar a qualidade de energia em um determinado ponto do sistema elétrico, avaliar causas de eventuais problemas, identificar e diagnosticar problemas de consumidores ou da rede elétrica.
VTCD ou Variações de tensão de curta duração são desvios significativos na amplitude do valor eficaz da tensão durante um intervalo de tempo inferior a três minutos.
Para cada unidade consumidora, a tensão é medida ao longo de uma semana, e são apurados os indicadores DRP (duração relativa da transgressão de tensão precária) e DRC (duração relativa da transgressão de tensão crítica), que expressam o percentual do tempo no qual a unidade consumidora permaneceu com tensão precária.
A qualidade dos serviços prestados compreende a avaliação das interrupções no fornecimento de energia elétrica. Destacam-se no aspecto da qualidade do serviço os indicadores de continuidade coletivos, DEC e FEC, e os indicadores de continuidade individuais DIC, FIC e DMIC.
Para a qualidade da energia, o módulo 8 define a terminologia e os indicadores, caracteriza os fenômenos, estabelece os limites ou valores de referência, a metodologia de medição, a gestão das reclamações relativas à conformidade de tensão em regime permanente e às perturbações na forma de onda de tensão e os estudos específicos de qualidade da energia elétrica para fins de acesso aos sistemas de distribuição.
A flutuação de tensão é um fenômeno caracterizado pela variação aleatória, repetitiva ou esporádica do valor eficaz ou de pico da tensão instantânea. A determinação da qualidade da tensão do sistema de distribuição quanto à flutuação de tensão tem por objetivo avaliar o incômodo provocado pelo efeito da cintilação luminosa no consumidor, que tenha em sua unidade consumidora pontos de iluminação alimentados em baixa tensão.
O desequilíbrio de tensão é o fenômeno caracterizado por qualquer diferença verificada nas amplitudes entre as três tensões de fase de um determinado sistema trifásico, e/ou na defasagem elétrica de 120º entre as tensões de fase do mesmo sistema.