Eficiência Energética
Reduza seu consumo de energia
A análise de dados da energia é fundamental para a redução do seu consumo.
A Metrum ajuda empresas na redução de energia e detém tecnologias personalizadas e disponíveis para reduzir o gasto de energia; reduzir a demanda; e mitigar a responsabilidade pelo carbono.
O primeiro estágio de qualquer esquema de redução de energia é reunir informações e dados precisos sobre seu consumo e eficiência de energia existentes. A implementação da medição setorial de energia em suas instalações é uma maneira simples e de baixo custo de identificar e proporcionar economia de energia de até 60%. Esta primeira etapa é fundamental para qualquer organização, independentemente do tamanho ou setor da sua empresa.
O objetivo do nosso Programa de Gestão da Eficiência Energética é estabelecer um conhecimento global sobre o uso e consumo de energia, permitindo a otimização contínua de seu desempenho energético com base em sistemas e processos padronizados e no monitoramento de indicadores energéticos.
Com análise de dados precisos e confiáveis, a equipe de EE da Metrum auxilia empresas a controlar as contas de energia e planejar melhor os investimentos em novas soluções de redução.
- Medição de Energia: uma vez instalada, a medição permite examinar dados de energia e identificar áreas de desperdício. É o caminho para tomar decisões e investimentos melhores e mais informados.
- Correção do Fator de Potência: para melhorar a eficiência geral de motores e máquinas e reduzir substancialmente a demanda.
- Otimização de tensão: para reduzir e controlar os níveis de tensão, economizar energia nas cargas dependentes e proteger aparelhos e máquinas.
- Estabilização de tensão: para controlar tensão, garantir alimentação e economizar energia.
- Proteção contra surtos e descargas atmosféricas: para proteger contra sobretensões e picos transmitidos externamente pelas redes de energia.
- Aparelhagem e soluções de energia críticas: para fornecer energia sob demanda – quando forem necessárias soluções renováveis em energia eólica ou solar e oferecer suporte a soluções de Qualidade da Energia Elétrica (QEE) com resiliência de baixo carbono, Filtros Harmônicos Ativos, pesquisas e suporte ao local.
- Política Energética: declaração da organização sobre suas intenções e diretrizes gerais relacionadas com seu consumo, geração e desempenho energético, formalmente expressas pela alta direção.
- Integra sistemas, processos e métricas de forma consistente, do nível corporativo ao chão-de-fábrica;
- Identifica e prioriza oportunidades de economias com eficiência para acelerar o retorno de investimento e maximizar os resultados;
- Identifica projetos para reduzir o consumo de energia;
- Delega mais poder às unidades com ferramentas e expertise necessária para manter as eficiências e otimizar continuamente;
- Mantém a eficiência como fator acelerador da empresa e, ao mesmo tempo, financiar iniciativas de longo prazo;
- Implanta oportunidades de redução de custos sem utilização de recursos próprios da empresa;
- Reduz carbono por meio do acesso a subsídios e projetos de financiamento;
- Monitora indicadores energéticos;
- Tempo e custos de instalação de medição de energia reduzidos com um número mínimo de medidores de energia necessários para implantação;
- Mostra a pegada de CO2 para cada subsistema de energia para medição instantânea do impacto no meio ambiente.
of ACE for Ideas for Energy
- Identificar projetos para reduzir o consumo de energia de 15 a 30%;
- Centralizar e agilizar os dados de desempenho no nível local das operações da empresa inteira;
- Aumentar o engajamento e a responsabilidade em todos os níveis da organização;
- Desfrutar de um período de retorno de investimento de capital de 3 anos ou menos;
- Atender regulamentações e conformidade com normas, como a ISO 50001; e
- Garantir o retorno do investimento com contratos de desempenho.
Eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço com menos energia.
O objetivo desta Norma é permitir que as organizações estabeleçam os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, uso e consumo. A implantação desta Norma se destina à redução nas emissões de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais relacionados à energia e os custos/economia que esse sistema de gestão de energia promoverá.
- Desenvolver uma política para o uso mais eficiente da energia;
- Fixar metas e objetivos para atender a essa política;
- Usar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia;
- Medir os resultados;
- Rever como a política funciona;
- Melhorar continuamente a gestão da energia.
Composto por uma série de estudos que buscam fornecer insumos para a formulação de políticas energéticas segundo uma perspectiva integrada dos recursos disponíveis, o Plano Nacional de Energia – PNE 2030 tem como objetivo o planejamento de longo prazo do setor energético do país, orientando tendências e balizando as alternativas de expansão desse segmento nas próximas décadas.
Estes estudos estão divididos em volumes temáticos cujo conjunto subsidiará a elaboração do relatório final do PNE.
- Desenvolver uma política para o uso mais eficiente da energia;
- Fixar metas e objetivos para atender a essa política;
- Usar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia;
- Medir os resultados;
- Rever como a política funciona;
- Melhorar continuamente a gestão da energia.
A implantação de um projeto de eficiência energética começa a partir de uma avaliação energética dos sistemas consumidores de energia da unidade que será realizada o trabalho, depois a forma de se aportar capital para implantação do projeto, etapa de contratação, verificação dos resultados e entrega do projeto.