Qual é a diferença entre um medidor de energia e um medidor de qualidade de energia?

Qual é a diferença entre um medidor de energia e um medidor de qualidade de energia?

O medidor de energia elétrica está presente em nossas casas. É um equipamento obrigatório para a realização da medição do consumo de energia, e consequentemente do faturamento. No artigo “O que é e como funciona um medidor de energia elétrica?” abordamos os princípios básicos de funcionamentos, as classificações e como são realizados os processos de medição, mas você sabia que esses equipamentos podem medir outras grandezas além da energia elétrica? Entenda a diferença entre os medidores: medidor de energia e medidor de qualidade de energia.

Medidores Eletromecânicos

Dentre os tipos de medidores, temos os medidores eletromecânicos e os medidores eletrônicos. O medidor eletromecânico possui um disco de metal que gira devido a uma indução eletromagnética. Ao circular uma corrente elétrica por suas bobinas, cria um campo magnético que faz o disco girar. Assim, movendo as engrenagens internas que giram ponteiros de medição ou dígitos de registro, realizando assim a medição do consumo de energia elétrica. Nestes medidores, quanto maior for o consumo de energia, maior será a corrente que circulará por ele, e mais rápido o disco irá girar.

Medidores eletrônicos

O medidor eletrônico utiliza componentes eletrônicos que realizam a amostragem da tensão e da corrente, calcula a potência e consequentemente integra o valor dessa potência ao longo do tempo, chegando assim no valor da energia consumida. Esses medidores não possuem partes mecânicas móveis e permitem a aquisição de outras informações além do consumo de energia elétrica, bem como a comunicação com outros dispositivos e até armazenamento de dados.

Medidores Simples e Avançados

Dentre os medidores eletrônicos, encontramos no mercado modelos mais simples, com funções básicas metrológicas que medem tensão, corrente, frequência, potência ativa e reativa, energia ativa e reativa e o fator de potência. Assim como encontramos medidores avançados que além das medições básica metrológicas possuem uma capacidade maior de processamento de informações, maior capacidade de armazenamento de dados, além de possuir uma camada de programação e registros de eventos de qualidade de energia baseado em algumas normas.

Para saber mais sobre o assunto de qualidade de energia elétrica, leia o nosso artigo: “O que é qualidade de energia elétrica (QEE)?”.

Medidor de Qualidade de Energia Elétrica

Um medidor de qualidade de energia tem a capacidade de realizar uma alta taxa de amostragem dos sinais de tensão e corrente em cada uma das fases, além de registrar dados de oscilografia caso ocorra algum evento. Possui uma alta taxa de processamento de dados que permite o cálculo de harmônicos, bem como o registro de valores máximos, médios e mínimos das grandezas elétricas, e uma grande capacidade de armazenamento de dados a fim de poder registrar todas as informações aquisitadas.

Se comparamos dois medidores de uma mesma família, o ION8650C que é um medidor utilizado em sistemas de medição de faturamento com o ION8650A que é um medidor de faturamento com análise avançada de qualidade de energia, podemos observar que o modelo A possui uma maior capacidade de registro de cálculos de harmônicos, uma memória de 128 MB de armazenamento, entre outras características conforme mostra a tabela 1. Devido a necessidade maior de recursos que o modelo A tem em relação ao C, impacta ao custo do medidor. Para poder definir qual melhor opção para a sua necessidade, entre em contato com a nossa equipe comercial.

Tabela 1 – Comparativo de algumas características do ION8650A com o ION8650C [1]

A Metrum trabalha com uma vasta gama de medidores da Schneider. O catálogo vai desde a medidores básicos, como os da família PM2000 e PM5000. Como também os medidores avançados e qualímetros como o PM8000, ION7400, ION8650 e o ION9000.

Além dos medidores fornecemos o Sistema Integrado de Gerenciamento de Energia (SIGE) que é um sistema de gerenciamento de energia modular e flexível. Além do gerenciamento de energia, possui o módulo de qualidade de energia, onde integra os melhores medidores da Schneider que possuem a capacidade de monitorar QEE atendendo as normas nacionais e internacionais. Disponibilizando as informações através de relatórios com as informações sobre o evento ocorrido.

Um exemplo é o relatório de Power Quality que exibe os eventos dentro de várias curvas para análise. Na figura 1 temos um relatório exibindo os dados baseado na curva ITIC. Existem outras opções de análise, além de ter um detalhamento mais a fundo do evento ocorrido, forma de onda capturada e classificação do evento.

Figura 1 – Relatório de qualidade de energia com a curva ITIC

Além disso, o SIGE permite a implementação de relatórios personalizados e a programação da medição dentro dos medidores baseados em uma norma ou método específico. Um exemplo disso são os relatórios do PRODIST já em conformidade com o módulo 8, proporcionando os resultados analisados em relatórios, conforme a figura 2.

Figura 2 – Relatório baseado no PRODIST Módulo 8

Para mais informações entre em contato conosco.

Referências:
[1] Schneider Electric. PRODIST – Multimedidor ION8650. Disponível em: https://www.se.com/br/pt/product-range/61053-ion8650/ [Acesso em 17-08-2022].

Compartilhe em suas redes:

Mais Populares

Categorias

Conecte-se Conosco

Assine Nossa Newsletter

Leia Mais

Posts relacionados

Projeto do SPCS da UFV Coromandel

A energia solar vai ocupando espaço na matriz energética brasileira e caminha para se tornar a maior fonte de energia do país. A instalação de