Agronegócio

Reduza paradas e mantenha a planta operando em ponto ótimo de produção.

O agronegócio brasileiro se supera ano após ano, posicionando o país como uma das potências mundiais do setor e grande produtor e exportador de diferentes produtos, como soja, milho, celulose, café, carne bovina e de frango, açúcar e suco de laranja. O desempenho do setor garante uma participação de quase 30% no PIB brasileiro.

Neste setor a disponibilidade é peça-chave para otimizar os resultados em todas as fases da colheita, tratamento, envasamento /empacotamento, entre outros. Para isto, os parâmetros que podem influenciar negativamente na disponibilidade devem ser constantemente monitorados e ações de prevenção devem ser tomadas.

Outro ponto é a eficiência: a energia é um insumo significativo no agronegócio e compõe uma fatia substancial do custo do produto final. Por isso, ações de adequação ao ambiente de contratação livre de energia, controle da demanda contratada, mitigação do impacto de eventos de qualidade de energia, medição setorial, modelagem de consumo x produção, entre outros, são necessárias para se manter competitivo neste segmento.

Conheça todas as vantagens para a sua empresa.

GERENCIAMENTO DE ENERGIA

Sistema de Gestão de Energia implantado na área agrícola

Veja o nosso Case de Sucesso na Bom Futuro! A Bom Futuro é o maior produtor individual de soja no mundo e o maior na cultura do algodão no Brasil. Posicionada no estado do Mato Grosso, possui 9 usinas e um gasto em energia de R$70 milhões por ano. Eles estavam em busca de um sistema que pudesse auxiliá-los na gestão da geração e consumo de energia, assim como no controle de demanda.Veja como a Metrum ofereceu um sistema que supriu todas as necessidades da empresa.

001 - AGRONEGÓCIO_PIONEIROS - BIOENERGIA cópia
001 - AGRONEGÓCIO_PIONEIROS - BIOENERGIA
Logo AdecoAgro
Logo Yorin
Dúvidas Frequentes

As soluções Metrum são aplicáveis em todas as áreas que se relacionam com o uso e gestão de insumos energéticos e produção.

Da adequação ao Mercado Livre de Energia, passando pela implantação de sistemas de proteção e supervisão, controle de demanda contratada, análise de qualidade da energia e gerenciamento de energia como um todo.

A Metrum é referência no mercado para prover soluções energéticas.

O primeiro passo para a redução de custo de produção é medir a situação atual, a partir disso verificar quais as possibilidades de melhoria por meio da correlação das informações obtidas pela medição, priorizar e tomar as ações cabíveis, e, por último, medir o resultado para a validação de que a ação foi efetiva. A Metrum provê soluções para cada estágio deste ciclo, desde o fornecimento de medidores de energia, sensores e conversores para a captação de informações, até o nosso Sistema Integrado de Gerenciamento de Energia (SIGE) para integração com os dispositivos conectados, leitura das informações, priorização das ações e verificação dos resultados.

Qualquer unidade consumidora com demanda acima de 1,5 MW pode requerer adesão ao ambiente de contratação livre de energia. A adequação ao Mercado Livre de Energia pode trazer vantagens financeiras ao consumidor porque permite ao consumidor negociar as condições comerciais envolvidas no contrato como, fornecedor, preço, pagamento, quantidade de energia contratada, entre outros.

O Sistema Integrado de Gerenciamento de Energia (SIGE) permite a centralização de todas as informações de medição, de produção e de ativos da planta, permitindo que estes dados sejam correlacionados, criando Indicadores de Desempenho, também conhecidos como KPIs, que possibilitam a análise de eficiência de maquinários, áreas de produção e fazendas como um todo.

Cada instalação possui suas especificidades, logo o primeiro passo para trazer eficiência energética é executar uma Auditoria de Medição para que se entenda estas especificidades e se identifique os pontos a serem priorizados. A partir desta priorização, ações como substituição de maquinário, implantação de sistemas de controle de demanda e automação de processos, mitigação de eventos de qualidade de energia, otimização dos contratos de energia, entre outros, podem ser tomadas.

Cada instalação possui suas especificidades, logo o primeiro passo para trazer eficiência energética é executar uma Auditoria de Medição para que se entenda estas especificidades e se identifique os pontos a serem priorizados. A partir desta priorização, ações como substituição de maquinário, implantação de sistemas de controle de demanda e automação de processos, mitigação de eventos de qualidade de energia, otimização dos contratos de energia, entre outros, podem ser tomadas.

LOGO - SELOS - SCHNEIDER_ISO - 14001
LOGO - SELOS_ISO 50001
Blog da Energia

Acesse o blog e encontre conteúdos relevantes das soluções tecnológicas em energia. Cadastre-se e fique por dentro do que há de mais avançado no Setor Elétrico.

Projeto do SPCS da UFV Coromandel
A energia solar vai ocupando espaço na matriz energética brasileira...
A Metrum recebeu o primeiro prêmio Schneider Electric Sustainability Impact...
A Metrum ganha prêmio de sustentabilidade pelos esforços na descarbonização...
A importância dos Sistemas de Proteção e Controle e dos...
Os Sistemas de Proteção e Controle são uma divisão da...