Filtros de Harmônicas
Estabilização de redes elétricas pelo fornecimento de filtragem harmônica, correção de fator de potência e balanceamento de corrente.
A utilização de filtros de Harmônicas é importante em aplicações onde as cargas são predominantemente não-lineares. O impacto das componentes harmônicas na rede elétrica pode ser elevado, diminuindo a vida útil de equipamentos e causando possíveis paradas, e, consequentemente, a diminuição de capacidade produtiva.
A Metrum fornece tanto filtros de harmônicas ativos quanto passivos. Os filtros passivos são equipamentos estáticos, de construção específica com base em uma ordem harmônica a ser mitigada. Estes equipamentos são aplicados principalmente em ambientes onde há previsibilidade e uniformidade no conteúdo harmônico da rede elétrica.
Já os filtros ativos empregam transformadores de corrente para medir a corrente do circuito e determinar o conteúdo presente de correntes harmônicas. Assim, estes dispositivos injetam uma a corrente sintetizada, as correntes harmônicas da rede são então minimizadas, reduzindo seus efeitos no circuito, como por exemplo a distorção da tensão.
Características desta categoria de produtos:
- Redução de paradas;
- Aumento da vida útil de maquinários;
- Diminuição do consumo dos equipamentos;
- Colaboração com a Eficiência Energética do empreendimento;
- Diminuição de custo com manutenção preditiva;
- Payback facilmente calculado;
- Projetos Turnkey;
- Conexão automática com software de gestão de energia;
- Estudo e consultoria para dimensionamento técnico.
Um Filtro Ativo de Harmônicas (APF) é um dispositivo que proporciona a redução da Distorção Harmônica de Tensão (THDv), eleva o fator de potência, elimina a Distorção Harmônica de Corrente (THDi), reduz a queda de tensão e a temperatura em transformadores e cabos e auxilia na economia de energia.
O entendimento que parece bastante aplicável nesta fase de custos das tecnologias no nosso mercado é o de que filtros passivos compensam energia reativa e fator de potência, também filtram as correntes harmônicas, enquanto filtros ativos filtram as harmônicas e compensam o fator de potência.
Corrente harmônica é uma corrente elétrica que tem uma frequência múltipla da frequência fundamental da rede (60 Hz) e surgem nas instalações elétricas devido à presença de cargas não-lineares.
Um dos passos mais importantes é investir em equipamentos de proteção e segurança que detectam possíveis problemas causados por harmônicas nos dispositivos ligados à rede.
A diferença entre eles são seus componentes, sendo que o filtro passivo é composto somente por elementos passivos de circuito (resistores, indutores e capacitores), enquanto o filtro ativo possui, além dos componentes já citados, transistores e amplificadores.
A distorção harmônica total, do inglês total harmonic distortion (THD), é uma medida da distorção harmônica presente em um sinal e é definida como a razão entre a soma das potências de todos os componentes harmônicos e a potência da frequência fundamental.
RELACIONADOS
Produto
- LRB7600