O que é termografia?

O que é termografia?

Você sabe o que é termografia? Há grandes chances de se lembrar desse assunto das salas de aula. No entanto, você sabia que a termografia pode ajudar diretamente na economia de tempo e custos da sua empresa?

A termografia é um termo que se refere a um método de imagem baseado em leituras de temperatura. A ideia por trás da termografia é que a energia térmica emitida pelos componentes pode fornecer informações sobre suas condições de operação. Ela funciona detectando os níveis de raios infravermelhos emitidos pelo objeto observado. Imagens e análises térmicas são algumas maneiras que permitem a inspeção não invasiva de equipamentos e instalações da planta.

A termografia tem se mostrado útil para estratégias de manutenção preventiva e preditiva. Alguns exemplos de aplicações da termografia incluem: análise de falhas, segurança elétrica, determinação da vida útil de equipamentos, etc.

Princípios de Termografia

Em sua essência, a termografia trata da medição de energia térmica na forma de radiação infravermelha. Sendo assim, as câmeras termográficas medem a temperatura da superfície do componente observado e a temperatura será diferente de acordo com a superficie analisada. As câmeras termográficas, geralmente, podem medir três tipos principais de energia irradiada: a emitida, a refletida e a transmitida.

Emissividade (ε): é a capacidade de um objeto emitir radiação eletromagnética (nesse caso, energia infravermelha).

Refletância (ρ): é a proporção entre o fluxo de radiação eletromagnética incidente numa superfície e o fluxo que é refletido, ou seja, a capacidade dos objetos de refletir a radiação.

Transmitância (τ): é a medida da capacidade de determinado material de transmitir (permitir a passagem) da radiação infravermelha.

A partir da Lei de Radiação Térmica de Kirchoff, é derterminado que diferentes materiais terão valores definidos para cada uma dessas três propriedades, onde a soma dos valores é assumida como 1. Ou seja, os valores se reúnem na fórmula ε + ρ + τ = 1.

Embora ao olhar para fórmulas você possa acreditar que seja algo puramente teórico e utilizadas apenas em salas de aula, tudo isso desempenha um papel útil e prático na obtenção de imagens térmicas. Ao aplicar a fórmula, materiais com baixa emissividade sugeririam porções mais altas de radiação refletida. Esses materiais exigem mais cuidado na hora de realizar suas medições, pois seria mais difícil obter leituras precisas, como, por exemplo, a medição em metais com superfícies refletivas.

Avaliando os resultados

Os dados coletados por meio de inspeções só serão úteis se fizerem sentido. Seu POP (Procedimento Operacional Padrão) deve permitir que o usuário interprete os dados coletados e avalie se outras ações são necessárias ou não.

No POP, você pode incluir uma lista com os valores de inspeção e suas implicações correspondentes. Por exemplo, você pode começar reunindo uma lista de níveis térmicos normais sob os quais seus equipamentos ou instalações operam. Isso funcionará como referência de linha de base. Durante as inspeções, você pode calcular a diferença de temperatura a partir da linha de base definida. Um desvio maior da linha de base pode indicar que é preciso urgência para resolver o problema.

Termografia industrial

Após o que foi apresentado você pode perceber como a termografia está espalhada por muitos setores. Embora seu uso mais conhecido seja no setor industrial, devido à facilidade de monitoramento e controle de processos online ou em trabalhos de manutenção onde é necessário verificar constantemente se não há vazamentos e detectá-los assim que eles aparecerem. Contudo, essa técnica também é vista em outros setores.

No setor de alimentos, por exemplo, ela é utilizada para o controle de processos para monitorar completamente a superfície de produção e detectar nos processos de cozimento ou panificação se alguma área está queimando ou não está atingindo a temperatura necessária. No setor da construção, a termografia desempenha um papel importante, tanto para edifícios novos como para a reabilitação de edifícios já construídos, uma vez que é possível detectar fugas térmicas em fachadas e pontes térmicas indesejadas. Esses defeitos provocam um aumento do consumo de energia e, além disso, diminui o conforto das pessoas que habitam os edifícios.

Metrum

Quer implementar a termografia na sua empresa e não sabe como? Entre em contato com a nossa equipe e nós o ajudaremos. A Metrum específica, fornece e implanta soluções de termografia, somos parceiros da Automation Technology, empresa referência global na fabricação de câmeras infravermelhas e softwares para aplicações diversas.