Instituições Públicas

Produtos e Serviços para Programas de Eficiência e Racionalização de energia.

A administração pública direta e indireta dispõe hoje de mais de 22 mil edificações próprias e cerca de 1,4 mil imóveis alugados, como escritórios, escolas, hospitais e universidades. Para se ter o controle dos gastos com energia em um número tão grande de imóveis, governos estaduais e o próprio governo federal têm lançado programas de eficiência e racionalização do uso de energia elétrica nos prédios e logradouros públicos com o intuito de promover o uso racional da energia elétrica. 

A Metrum, atenta a esta realidade, oferece ao setor público uma linha completa de produtos e serviços com o objetivo de garantir eficiência energética e operacional em edificações públicas, em conformidade com normas nacionais e internacionais, sem renunciar à economia, segurança, conforto e sustentabilidade.

São fornecidas soluções para gestão de energia; automação predial; proteção, supervisão e controle do sistema elétrico; qualidade de energia; backup de energia (geradores e UPS) e gestão de ativos. Por meio de uma equipe qualificada e multidisciplinar, a Metrum está presente com o cliente em todas as etapas do ciclo de vida das soluções (especificação, implantação, manutenção e melhoria contínua), garantindo o máximo aproveitamento dos investimentos realizados.

Conheça todas as vantagens para a sua empresa.

“A busca da eficiência energética nas edificações públicas tem um papel fundamental como política pública tanto como efeito demonstrativo quanto como indutor do mercado.”
Ministério de Minas e Energia
PROCEL EPP
senado
banco brasil
infraero
ons
Dúvidas Frequentes

As soluções Metrum são aplicáveis em edifícios públicos sejam em instituições governamentais, universidades públicas, bibliotecas, prefeituras, câmeras do Poder Legislativo, Poder Executivo e Judiciário, fóruns e cartórios no gerenciamento, medição e controle da energia e na aplicação de estudos de Eficiência Energética.

Dentre muitos benefícios o principal é a diminuição dos gastos dos prédios públicos por meio da redução do consumo e da demanda de energia elétrica. Também se destaca sistemas para a gestão de energia centralizados, facilitando a administração e operação de unidades/edificações distribuídas.

O primeiro passo é implantar um programa de gestão de energia, identificar projetos para reduzir o consumo de energia centralizando e agilizando os dados de desempenho no nível local das operações da instituição inteira;

  • Aumentar o engajamento e a responsabilidade em todos os níveis da organização;
  • Capacitação dos administradores e servidores de prédios públicos em eficiência energética; e
  • Substituição de tecnologias obsoletas por eficientes.

O primeiro estágio de qualquer esquema de redução de energia é reunir informações e dados precisos sobre seu consumo e eficiência de energia existentes, preferencialmente com o apoio de uma consultoria técnica especializada. A implementação da medição de energia em suas instalações é uma maneira simples e de baixo custo de identificar e proporcionar economia de energia de até 60%. Esta primeira etapa é fundamental para qualquer organização, independentemente do tamanho ou setor da instituição pública. A partir disso identificar, priorizar e implantar as medidas de eficiência energética em função da viabilidade técnica e financeira.

Desde 2012, os brasileiros têm acesso à geração distribuída de energia. Isso significa que todos os consumidores, incluindo as instituições públicas, podem produzir a própria energia – desde que ela seja gerada a partir de fontes renováveis (energia solar, eólica ou hídrica). Essa norma foi criada na Resolução Normativa 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tendo sofrido a última revisão em 2015 na NR 687.

A implantação de um projeto de eficiência energética começa a partir de uma avaliação energética dos sistemas consumidores de energia da unidade que será realizada o trabalho, depois a forma de se aportar capital para implantação do projeto, etapa de contratação, verificação dos resultados e entrega do projeto.

ecoxpert
iso 50001
iso 9001
scheneider 2