Os ensaios em medidores de energia para faturamento são executados em certos momentos no decorrer da vida útil do equipamento. Neste artigo destacaremos 4 métodos de inspeção de medidores em campo.
Em caso de solicitação do cliente ou por política periódica de verificação em busca de irregularidades nas instalações de medidores pertencentes aos parques das distribuidoras de energia, conforme a resolução ANEEL 414/2010, pode-se optar por realizar a inspeção do medidor em campo. Ou seja, os testes podem ser feitos diretamente na instalação do cliente, seguindo as Portarias 587 (para medidores eletrônicos) e 285 (para medidores eletromecânicos) do INMETRO. Isso evita a necessidade da substituição do medidor enquanto é realizada a testagem em um laboratório acreditado, mesmo sem um indicativo de irregularidade.’
Ensaio de exatidão
O ensaio de exatidão, quando realizado em campo, deve ser feito em duas condições de carga entre 10% da corrente nominal até a corrente máxima do medidor com fator de potência maior ou igual a 0,5. O objetivo desses ensaios é verificar a integridade do medidor quanto a precisão da sua medição. Isto é, o medidor é testado a fim de verificar se os erros apresentados por ele estão dentro dos limites estabelecidos de acordo com sua classe de exatidão.
Ensaio do registrador/Ensaio do mostrador
O ensaio de registrador (ou mostrador) tem como objetivo apurar se a indicação de energia no equipamento equivale ao exato consumo de energia no período. Para isso, é injetado 1kWh no medidor ensaiado e verifica-se no mostrador que este valor esteja correto. Esse ensaio é de grande importância, pois uma vez que a emissão da fatura de energia elétrica no Brasil é feita a partir da leitura do mostrador. Ou seja, um mostrador que não funciona adequadamente levará a uma conta de energia elétrica errada.
Ensaio de marcha em vazio
Neste ensaio, é injetado apenas tensão no medidor e, para ser aprovado, não devem ser detectadas passagens de mancha em medidores eletromecânicos e, no máximo, a emissão de um pulso em medidores eletrônicos. Esse ensaio tem como objetivo verificar se o medidor está registrando consumo de energia elétrica sem uma carga conectada.
Inspeção Visual
A inspeção visual tem como objetivo validar que o equipamento se encontra de acordo com o modelo aprovado pelo INMETRO. São inspecionados a integridade dos lacres, a carcaça e as ligações do equipamento. Desse modo, buscando por qualquer irregularidade que possa indicar uma possível fraude no medidor de energia.
O calibrador monofásico portátil IDF, desenvolvido pela Metrum, realiza todos os ensaios elétricos mencionados. Ele possui classe de exatidão de 0,3% para ensaios de energia ativa. O equipamento é operado via aplicativo Android e gera automaticamente os relatórios de avaliação técnica. Os relatórios podem ser impressos localmente por meio de impressoras portáteis.