Mulheres na Engenharia

Mulheres na Engenharia

A engenharia, que era tradicionalmente ocupada por homens, ao longo dos anos tem ganhado cada vez mais mulheres. Uma pesquisa realizada pelo CONFEA/CREA, Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura, revelou que, em 2022, o percentual de mulheres registradas como engenheiras no Brasil ultrapassaria 19% do total de profissionais. Em fevereiro desse ano, o sistema atingiu a marca de 200 mil profissionais mulheres cadastradas.             

Embora seja um dado significativo pensando no cenário total, a participação feminina entre os profissionais ativos na área é de apenas 15%, que lutam diariamente por maior visibilidade, inclusão, igualdade de tratamento e oportunidades.

Apesar de o papel das mulheres ser sumamente relevante na sociedade, os preconceitos contra elas assumindo responsabilidades, cargos de liderança e a perspetiva de que os homens são mais capazes de gerar bons resultados ainda são muito altos. A posição de mulheres na área de conhecimento e no campo de trabalho da Engenharia permanece especial e excepcional, mas vem gradualmente, rompendo os padrões de gênero presente na profissão desde o início da trajetória.

Início da Engenharia

A iniciação formal do curso de Engenharia no Brasil ocorreu em 1792. Contudo, a formatura da 1ª mulher na área só aconteceu em 1945 com Enedina Alves Marques, na área da Engenharia Civil. Enquanto a  primeira engenheira eletricista a se formar no Brasil foi Maria Luiza Fontes, em 1950. Já em caráter global, a primeira engenheira eletricista do mundo foi Edith Clarke, formada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em 1918.

Evidenciando assim, que se trata de uma diferença histórica que seguiu e segue os cursos de engenharia no mundo. Ela vem sendo ressignificada com mulheres determinadas e competentes, que têm alcançado cada vez mais espaços e posições de destaque no mercado de trabalho.

Celebrando as mulheres

Símbolo de luta e resiliência, na semana do dia Internacional das Mulheres, celebramos todos os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia. Damos voz a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero, seguindo sempre em busca de justiça, dignidade e na esperança de um futuro melhor.

Em conjunto, o dia 23 de junho é reservado para celebrar o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A data surgiu para fortalecer o espaço que as engenheiras vêm ganhando na profissão. Afinal, os números começaram a crescer, mas a luta está só começando!

Não perca a oportunidade de aprender e se inspirar com as mulheres do Time Metrum. Acesse nossa página de carreiras e cadastre o seu currículo.

Compartilhe em suas redes:

Mais Populares

Categorias

Conecte-se Conosco

Assine Nossa Newsletter

Leia Mais

Posts relacionados

Projeto do SPCS da UFV Coromandel

A energia solar vai ocupando espaço na matriz energética brasileira e caminha para se tornar a maior fonte de energia do país. A instalação de