Relógios de Sincronismo e Sincronizadores GPS
Para sistemas que exigem assinatura de tempo consistente e confiável.
Esta categoria de produtos apresenta dispositivos com tecnologia de sincronismo de horário que tornam possível a obtenção de horário preciso em uma escala de tempo sincronizada com o UTC (Tempo Universal Coordenado).
Os Sistemas de Medição para Faturamento de Energia (SMF), por exemplo, quando sincronizados por GPS, impactam positivamente e diretamente o Banco de Dados das distribuidoras e concessionárias, aprimorando os métodos de fatura, protegendo o consumidor contra cobranças indevidas, penalidades sobre estouro da demanda e taxação dos reativos. Sistemas de Medição local sincronizados por GPS auxiliam evitando problemas quando o sincronismo é feito de maneira remota ou com ajustes manuais dos relógios dos medidores (interferência humana). E, por fim, aumentam sobremaneira a confiabilidade nos pontos de medição de QEE (Qualidade da Energia).
A Metrum é parceira da Masterclock Inc. que projeta e fabrica uma variedade de dispositivos para sincronismo de horário que mantêm sistemas, instalações e dispositivos sincronizados. Desde 1994, o portfólio de relógios mestre, servidores NTP, IEEE1588 PTP, geradores IRIG, geradores de frequência, controladores de contagem, monitores digitais, relógios analógicos e placas de PC oferece confiança e suporte a aplicações em ambientes críticos.
Características desta categoria de produtos:
- Aplicações em ambientes críticos;
- Aplicações em NTP (Network Time Protocol), PTP, SMPTE e IRIG-B;
- Multiprotocolos;
- Protocolos abertos de códigos de tempo IRIG/SMPTE ou NTP;
- Sincronismo em GPS, GNSS, IRIG-B e PTP;
- Vínculos com saídas e entradas digitais;
- Relógios analógicos e digitais com varredura manual;
- Ajuste automático o horário de verão e anos bissextos;
- Sincronismo de horário em sistemas de medição de energia e de telemedição.
Servidor de Horário - GMR1000 Master Clock
Nossa solução de sincronismo de tempo mais compacta e versátil.
Master Clock Multifuncional - GMR5000
Robusto. Resiliente. Escalonável.
GPS para Sistemas de Medição para Faturamento de Energia – GPS-ION-X
Mantenha os sistemas de medição de energia sincronizados.
Servidores de Horário – Série NTP100
No mundo da computação moderna, o horário preciso é tudo.
Relógios Analógicos-Digitais
Relógios analógicos-digitais de precisão e com muitos recursos.
GPS é a sigla para Global Positioning System, que em português significa “Sistema de Posicionamento Global”, e consiste numa tecnologia de localização por satélite. O GPS tem a principal função de encontrar o caminho para um determinado local, saber a velocidade e a direção do seu deslocamento.
O NTP é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores baseado no protocolo UDP sob a porta 123. É utilizado para sincronização do relógio de um conjunto de computadores e dispositivos em redes de dados com latência variável. O NTP permite manter o relógio de um computador sincronizado com a hora sempre certa e com grande exatidão. Foi originalmente idealizado por David L. Mills da Universidade do Delaware e ainda hoje é mantido por ele e por uma equipe de voluntários. O NTP foi utilizado pela primeira vez antes de 1985, sendo ainda hoje muito popular e um dos mais antigos protocolos da Internet.
Algumas redes têm centenas e até milhares de computadores clientes. Um servidor de NTP assegura que todas essas máquinas têm o mesmo tempo. Isto inclui a definição do tempo para o fuso horário do computador do cliente.
Um servidor NTP sincroniza o seu tempo com um servidor de hora oficial na Internet. O servidor de Internet relata o “tempo real “, ou UTC, que é semelhante ao Greenwich Mean Time (GMT). Isso fornece os recursos para a criação tempo, independentemente da localização do computador.
Um relógio atômico é um tipo de relógio que usa um padrão ressonante de frequência como contador, ou seja, é um medidor de tempo que funciona baseado em uma propriedade do átomo, sendo o padrão a frequência de oscilação da sua energia. Como um relógio de pêndulo, o átomo pode ser estimulado externamente (no caso por ondas eletromagnéticas) para que sua energia oscile de forma regular, por exemplo: a cada 9.192.631.770 oscilações do átomo de césio 133 o relógio entende que se passou um segundo. Os elementos mais utilizados nos relógios atômicos são hidrogênio, rubídio e, principalmente, césio.
Os códigos de tempo do grupo de instrumentação entre intervalos, comumente conhecido como código de tempo IRIG, são formatos padrão para a transferência de informações de tempo. Os padrões de frequência atômica e os receptores GPS projetados para sincronização de precisão geralmente são equipados com uma saída IRIG.
O protocolo de tempo IRIG-B é amplamente utilizado por concessionárias de energia elétrica, indústrias e outros para garantir a sincronização de tempo precisa dos dispositivos do sistema de energia, como disjuntores, relés e medidores.