Tratamento de riscos

No artigo anterior vimos em detalhes os processos de Análise e Avaliação de Riscos com base na ABNT NBR ISO IEC 31000. Neste antigo iremos nos concentrar na última etapa da gestão de riscos, que é o Tratamento de Riscos. O tratamento dos riscos pode ser visto como a terceira macro etapa no processo de…
Análise e Avaliação de Riscos

No artigo anterior vimos em detalhes como é o processo para Identificação de Riscos com base na ABNT NBR ISO IEC 31000. Neste antigo iremos aprofundar a nossa análise vendo os detalhes da Análise e Avaliação de Riscos. De modo genérico, a Análise de Riscos envolve atribuir para cada risco identificado uma probabilidade de que…
Identificação de Riscos

Anteriormente, vimos como devem ser tratados o escopo, o contexto e os critérios para o gerenciamento de riscos com base na ABNT NBR ISO IEC 31000. Neste antigo, iremos aprofundar a nossa análise vendo os detalhes da Identificação de Riscos. A identificação de riscos é o processo de determinação, registro e documentação das características dos…
Entendendo a dinâmica do risco

No artigo anterior vimos o que é o risco. Mostramos qual a importância de ter uma abordagem para o seu gerenciamento e o procedimento genérico para trabalhar sua gestão. Neste artigo, veremos em mais detalhes como deve ser o processo global para avaliação de riscos e como esse processo é cíclico e contínuo, conforme previsto…
O que é risco e por que devemos gerenciá-lo?

No senso comum, muitas vezes, entendemos risco como um ataque de qualquer natureza, como uma sensação de ameaça, uma noção de perda, um dano, um perigo ou qualquer ameaça a coisas que damos valor. Por outro lado, de um ponto de visto organizacional, risco é qualquer situação em potencial, que caso ocorra, pode afetar negativamente…