Sistemas de Supervisão, Proteção & Controle

Sistemas de Supervisão, Proteção & Controle SPCS

Apresentação

A oferta de SPCS da Metrum caracteriza-se, principalmente, por ser uma proposta moderna, abrangente e completa como os novos tempos exigem. Os SPCS projetam sistemas de excelente custo – o mais competitivo do mercado – por conta da sua estrutura otimizada e recursos humanos experientes e especializados, oriundos dos grandes fornecedores – líderes mundiais.

A solução SPCS da Metrum é completa. Todas as fases de projetos são contempladas desde a elaboração de cadernos de diagramas até a fabricação e montagem de painéis. Uma equipe de montagem com expertise na área de SPCS está sempre pronta para realizar testes de configuração lógicos, testes funcionais e testes de levantamento de curvas, além de comissionamento completo do sistema até a sua operação, por estes motivos, torna-se uma opção segura para quem deseja obter o melhor custo-benefício em serviços desta categoria.

A solução SPCS da Metrum, como já foi dito, vai do início ao fim do projeto, contudo, não quer dizer que etapas singulares não possam ser executadas. Estudos de seletividade e de proteção, estudos de transitórios, estudos eletromagnéticos, levantamento de curvas de relés, ensaios, aceitação de montagem e aceitação de campo, projetos elétricos e projetos lógicos e outros serviços fracionados podem ser contratados independentemente da fase em que está o projeto.

A Metrum também está capacitada a fabricar e montar painéis externos (fase de galpão), venda de montagem de painéis para grandes fabricantes de relés, desenvolvimento e configuração de SPCS. Os serviços de engenharia, com um custo H-H bastante acessível, engloba testes de configuração de IEDs (dispositivos inteligentes), ferramentas, maletas de testes e contratos de O&M (operação e manutenção), uma excelente oportunidade para quem quer um desenvolvimento de SPCS confiável e de credibilidade.

Capacidades

– Projetos completos de SPCS aplicados a Usinas Hidrelétricas, Subestações de Transmissão, distribuição e
indústrias com solução 100% desenvolvida pela Metrum;
– Serviços de engenharia como elaboração projetos, documentações, diagramas, etc.;
– Execução de montagem de painéis SPCS para projetos próprios e de projetos externos;
– Serviços de configuração, parametrização e testes de IEDs, para testes de aceitação de fábrica e campo
para fabricantes e empresas parceiras;
– Estudos de coordenação, seletividade e curto circuito;
– Contratos de O&M (operação e manutenção), atuando diretamente na manutenção dos IEDs de clientes;
– Serviços de consultoria em análise de ocorrências e desligamentos, auxílio no restabelecimento da planta
de um cliente após uma ocorrência/desligamento, elaboração de relatórios, levantamento de causas, etc.;
– Locação de equipamentos de testes, como maletas de fontes trifásicas, por exemplo;
– Contratos “guarda-chuvas” para prestação de serviços de campo e fábrica com as grandes fabricantes de
IEDs.

Relés de Proteção – Tipos

Proteção de sobrecorrente

Os relés de sobrecorrente garantem proteção primária ou podem ser usados como backup para sobrecorrente de fase ou proteção de falta à terra restrita. Estes relés podem ser do tipo: instantâneos, tempo definido, IDMT, direcional ou não direcional são tipos frequentemente usados na proteção de aplicações de alimentadores básicos e avançados. Disponíveis em uma variedade de dispositivos básicos a dispositivos numéricos complexos com comunicação IEC 61850 e segurança cibernética.

Relés de Proteção contra Arco Voltáico

A proteção contra arco voltaico detecta arcos elétricos em equipamentos de BT e MT e isola rapidamente a energia para limitar o arco e minimizar os riscos. As soluções ultrarrápidas de proteção contra arco estão disponíveis em uma gama flexível, de dispositivos autônomos a esquemas complexos ou relés de proteção incorporados, todos com a mais recente conectividade, incluindo IEC 61850, redundância de rede por protocolo PRP presente na norma IEC 62439, comunicações Ethernet redundantes e recursos de segurança cibernética.

Proteção de motores

Relés de proteção de motores são projetados para aplicações onde a eficiência e a confiabilidade são essenciais. De proteção simples ou básica a aplicações avançadas de proteção de motor, eles usam funções dedicadas e comunicação IEC 61850 que permite gerenciar motores de forma mais eficaz e economizando tempo.

Proteção e controle de transformadores

Como os transformadores são ativos essenciais e de alto custo em sistemas de energia, os esquemas de proteção devem ser projetados para detectar e eliminar quaisquer condições anormais rapidamente. Os dispositivos de proteção e controle de transformadores, usam técnicas avançadas, como diferencial de enrolamento múltiplo, REF – Restrict Earth Fault (falta à terra restrita) e algoritmos térmicos e coleta dados de serviço para ajudar a programar a manutenção preventiva.

Proteção de banco de capacitores

Os bancos de capacitores fornecem funcionalidade essencial para ajudar a manter a qualidade ou Fator de Potência de praticamente qualquer sistema de distribuição elétrica. Devido à natureza variada, os dispositivos de proteção se encaixam perfeitamente, oferecendo flexibilidade para se adaptar a qualquer aplicação MT (média tensão). Com a conectividade mais recente, incluindo IEC 61850, protocolo de redundãncia de rede PRP, comunicações Ethernet redundantes e recursos de segurança cibernética.

Proteção de Gerador

Seja para geradores pequenos, médios ou grandes, dispositivos com funcionalidade dedicada fornecem proteção confiável de geradores e máquinas rotativas. Uma gama flexível e escalonável de dispositivos para qualquer aplicação de geração; com a conectividade mais avançada, incluindo IEC 61850, protocolo de redundãncia de rede PRP, comunicações Ethernet redundantes e recursos de segurança cibernética.

Diferencial de linha e comparação de fase

A proteção diferencial de linha é projetada para proteção de alto desempenho em linhas aéreas e cabos em esquemas de 2 ou 3 terminais. Os relés podem ser usados em longas distâncias junto com a mais recente comunicação de alta velocidade ou sincronismo de tempo GPS para obter tempos de viagem muito rápidos para partes estratégicas de sua rede. Os produtos de alto desempenho também oferecem os recursos mais avançados, incluindo segurança cibernética e comunicações Ethernet redundantes.

Proteção de distância

Este tipo de relé oferece proteção de distância confiável para cabos e linhas. Eles têm experiência comprovada em campo com algoritmos sofisticados e características de proteção como quadrilátero, polígono ou MHO que são bem conhecidos por seu alto desempenho em aplicações complexas. Com operação de subciclo, eles oferecem a mais avançada conectividade com IEC 61850, PRP, comunicações Ethernet redundantes e recursos de segurança cibernética.

Diferencial de barramentos

As soluções para proteção diferencial do barramento precisam ser flexíveis e de alto desempenho para proteger seus valiosos ativos. Essas soluções incluem esquemas de proteção numérica e diferencial de alta impedância que oferecem segurança, sensibilidade e desempenho em uma ampla gama de configurações de barramento. Escolha entre esquemas centralizados ou distribuídos para permitir flexibilidade e atender às necessidades de sua aplicação.

Religador automático e verificador de sincronismo

Os dispositivos de proteção de religamento automático e verificação de sincronismo são projetados para sistemas onde falhas temporárias ou transitórias podem ocorrer com frequência. Sem a necessidade de outras funções de proteção, eles podem ser aplicados como dispositivos autônomos ou multifuncionais em esquemas dedicados, de aplicações simples a complexas de religamento em disjuntor duplo ou disjuntor e meio barramento ou sistemas MESH.

Proteção de tensão e frequência

Os dispositivos de proteção de tensão e frequência são capazes de aplicações altamente versáteis que podem ser facilmente integradas em sistemas de distribuição de energia novos e existentes. Com foco na detecção de falhas com base em medições de tensão ou frequência, os usuários obtêm uma solução econômica que também pode detectar problemas relacionados à qualidade ou instabilidade de energia.

Falha de disjuntor

Proteção de distância confiável para cabos e linhas. Os relés de proteção de distância avançados oferecem experiência comprovada em campo com algoritmos sofisticados e características de proteção como quadrilátero, polígono ou relé de admitância MHO, que são bem conhecidos por seu alto desempenho em aplicações complexas. Com operação de subciclo, eles oferecem a mais avançada conectividade com IEC 61850, PRP, comunicações Ethernet redundantes e recursos de segurança cibernética.