Organizações Governamentais

Produtos e Serviços para Programas de Eficiência e Racionalização de energia

Eficiência Energética para o Setor Público

A administração pública direta e indireta dispõe hoje de mais de 22 mil edificações próprias e cerca de 1,4 mil imóveis alugados, como escritórios, escolas, hospitais e universidades. Para se ter o controle dos gastos com energia em um número tão grande de imóveis, governos estaduais e o próprio governo federal têm lançado programas de eficiência e racionalização do uso de energia elétrica nos prédios e logradouros públicos com o intuito de promover o uso racional da energia elétrica. 

A Metrum, atenta a esta realidade, oferece ao setor público uma linha completa de produtos e serviços com o objetivo de garantir eficiência energética e operacional em edificações públicas, em conformidade com normas nacionais e internacionais, sem renunciar à economia, segurança, conforto e sustentabilidade.

São fornecidas soluções para gestão de energia; automação predial; proteção, supervisão e controle do sistema elétrico; qualidade de energia; backup de energia (geradores e UPS) e gestão de ativos. Por meio de uma equipe qualificada e multidisciplinar, a Metrum está presente com o cliente em todas as etapas do ciclo de vida das soluções (especificação, implantação, manutenção e melhoria contínua), garantindo o máximo aproveitamento dos investimentos realizados.

Conheça todas as vantagens para a sua empresa

Descubra Produtos e Tecnologias que Transformam

Soluções Inovadoras para o Segmento

Dúvidas Frequentes

As soluções Metrum são aplicáveis em edifícios públicos sejam em instituições governamentais, universidades públicas, bibliotecas, prefeituras, câmeras do Poder Legislativo, Poder Executivo e Judiciário, fóruns e cartórios no gerenciamento, medição e controle da energia e na aplicação de estudos de Eficiência Energética.
Dentre muitos benefícios o principal é a diminuição dos gastos dos prédios públicos por meio da redução do consumo e da demanda de energia elétrica. Também se destaca sistemas para a gestão de energia centralizados, facilitando a administração e operação de unidades/edificações distribuídas.
O primeiro passo é implantar um programa de gestão de energia, identificar projetos para reduzir o consumo de energia centralizando e agilizando os dados de desempenho no nível local das operações da instituição inteira;

Aumentar o engajamento e a responsabilidade em todos os níveis da organização;
Capacitação dos administradores e servidores de prédios públicos em eficiência energética; e
Substituição de tecnologias obsoletas por eficientes.
O primeiro estágio de qualquer esquema de redução de energia é reunir informações e dados precisos sobre seu consumo e eficiência de energia existentes, preferencialmente com o apoio de uma consultoria técnica especializada. A implementação da medição de energia em suas instalações é uma maneira simples e de baixo custo de identificar e proporcionar economia de energia de até 60%. Esta primeira etapa é fundamental para qualquer organização, independentemente do tamanho ou setor da instituição pública. A partir disso identificar, priorizar e implantar as medidas de eficiência energética em função da viabilidade técnica e financeira.
Desde 2012, os brasileiros têm acesso à geração distribuída de energia. Isso significa que todos os consumidores, incluindo as instituições públicas, podem produzir a própria energia – desde que ela seja gerada a partir de fontes renováveis (energia solar, eólica ou hídrica). Essa norma foi criada na Resolução Normativa 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tendo sofrido a última revisão em 2015 na NR 687.
A implantação de um projeto de eficiência energética começa a partir de uma avaliação energética dos sistemas consumidores de energia da unidade que será realizada o trabalho, depois a forma de se aportar capital para implantação do projeto, etapa de contratação, verificação dos resultados e entrega do projeto.
BLOG DA ENERGIA

Explore o Futuro da Energia

cientista-pesquisando-plantas-e-doencas-em-estufa_273609-14269

Avanços em Irrigação Inteligente para Melhorar a Eficiência no Campo

Com a crescente demanda por métodos mais sustentáveis e eficientes, a irrigação inteligente tem se destacado como uma solução inovadora no agronegócio. Tecnologias recentes permitem monitoramento em tempo…
engenheiros-ambientais-de-tiro-completo-trabalhando-juntos_23-2149352244

Inovações no Uso de Energias Renováveis

O setor agrícola está passando por uma transformação significativa com a adoção de tecnologias de energias renováveis. Recentemente, várias fazendas no Brasil começaram a implementar sistemas de energia…
agro4

Implantação na área agrícola

Veja o nosso Case de Sucesso na Bom Futuro! A Bom Futuro é o maior produtor individual de soja no mundo e o maior na cultura do algodão…