Power to Innovate 2025: inovação, parcerias e futuro da medição de energia

A Metrum participou da edição 2025 do Utility Open House, promovido pela Schneider Electric com foco no futuro da medição de energia e nas soluções de proteção de receita para concessionárias ao redor do mundo. O evento técnico reuniu, em um mesmo ambiente, representantes da fábrica dos medidores ION, integradores de diversos países e utilities (clientes finais) para troca de experiências, roadmap de produtos e networking.

Abertura do evento
Abertura do evento

 

A Metrum é parceira estratégica da Schneider Eletric
A Metrum é parceira estratégica da Schneider Eletric

Um olhar exclusivo para o futuro: ION 8700

Tivemos a oportunidade de conhecer, em primeira mão, as atualizações da linha de medidores ION e os novos modelos que estão por vir, com destaque para o futuro ION 8700. A apresentação abordou os rígidos critérios de testes e validações (elétricas, mecânicas e regulamentares) adotados no desenvolvimento dos equipamentos, além de reforçar o compromisso da Schneider com a qualidade e inovação contínua.

“A troca de conhecimento técnico, os critérios rigorosos de testes e validações, e a visão de futuro que esse encontro proporciona mostram o quanto a inovação está no centro do desenvolvimento desses equipamentos.” — Lucas Oliveira, CEO da Metrum

Lucas Oliveira e Rafael Ciríaco na abertura do evento

A realidade brasileira como referência técnica internacional

Durante o evento, o especialista Rafael Ciriaco representou a Metrum com duas apresentações sobre as perdas no setor elétrico brasileiro e o papel dos medidores ION na sua mitigação.

Enquanto em diversos países perdas não técnicas e fraudes são fenômenos pouco frequentes, no Brasil essa realidade impacta diretamente os resultados das distribuidoras. Nesse sentido, as apresentações evidenciaram como a tecnologia pode ser aliada na detecção de irregularidades, recuperação de receita e maior eficiência das redes elétricas.

Palestras realizadas pela Metrum:

  • How ION Meters Help Reduce Energy Losses in the Brazilian Power System
  • Tampering Detection with ION 7400

“Apresentamos o contexto brasileiro para um público técnico internacional e mostramos como o ION 7400 pode ser uma solução robusta para combater fraudes e perdas. Houve grande engajamento e interesse dos participantes em entender melhor a atuação da Metrum nesse cenário.” Rafael Ciriaco, Key Account Manager da vertical de Utilities da Metrum

Rafael durante sua apresentação.
Rafael durante sua apresentação.

Conectando pessoas e negócios

Mais do que um encontro técnico, o Utility Open House foi também uma oportunidade para estreitar o relacionamento com a equipe da Schneider Electric, integradores globais e distribuidoras de energia de diferentes regiões. A participação da Metrum reforça seu posicionamento como referência em proteção de receita e medição de precisão, promovendo a troca de experiências e a visibilidade internacional do setor elétrico brasileiro.