Calibração e ensaios em medidores de energia

Metrum Equipamentos de Medição e Testes > Calibração e ensaios em medidores de energia

Calibração e ensaios em medidores de energia

Calibradores de Medidores de Energia

O calibrador MTP-XII/D foi criado para trazer conforto em trabalhos externos. É leve e compacto e pode ser facilmente carregado para realização de tarefas rotineiras de profissionais técnicos na área de medição e calibração de medidores de energia. O MTP é um sistema trifásico portátil de testes que consiste em um padrão de referência trifásico com classe de precisão 0.05 % ou seja 500 ppm.

O calibrador MTU-XV/CCC foi criado para trazer conforto em trabalhos externos. É leve e compacto e pode ser facilmente carregado para se realizar tarefas rotineiras de profissionais técnicos na área de medição e calibração de medidores de energia. O MTU é um sistema trifásico portátil de testes que consiste em uma fonte de potência trifásica e um padrão de referência trifásico com classe de precisão 0.05 % ou seja 500 ppm.

Bancadas de Ensaios de Medidores de Energia

A Bancada de Ensaio de Medidores de Energia de série MTB W/VAR produzida pela Metrum é um sistema completo destinado a realizar ensaios em medidores de energia elétrica de diferentes categorias e classes de medição, simultaneamente até a capacidade máxima de cada modelo de bancada.

Esse sistema de desempenho é formado por 3 módulos: um rack estacionário que suporta de 8 a 24 medidores de energia, uma fonte de alimentação trifásica e um medidor-padrão – esses 2 últimos estão integrados em uma unidade de controle de potência abrigados em um rack.

Destina-se principalmente a concessionárias de energia, laboratórios de medição das redes oficias de calibração ou mesmo aos fabricantes de medidores de energia.

Funções:

  • Medir energia e aferir erro relativo de tensão, corrente e potência e energia;
  • Alternar classe automaticamente ou manualmente;
  • Alta resolução para tensão/corrente/potência: 6 dígitos;
  • Equipado com saída de pulso de energia ativa, reativa ou aparente, defino de forma manual ou automática;
  • Medir a distorção de tensão e corrente, 2ª a 21ª ordem;
  • Exibir gráfico de barra e forma de onda no display LCD em tempo real a qualquer momento durante o teste;
  • Display LCD, interface gráfica em português, informações claras e de fácil operação;
  • Porta de comunicação RS-232 para efetuar o controle e gerenciamento de dados.

Ensaios, calibrações e verificações em Medidores de Energia

A Metrum mantém um laboratório de ensaios em medidores de energia acreditado pelo INMETRO, aplicados a modelos eletromecânicos (de indução) e ensaios de modelos eletrônicos (estáticos), o MLAB. O MLAB atende plenamente a ISO 17025 que é uma norma internacional aplicável a todas as organizações que realizam ensaios e calibrações. Ela se aplica a todos os laboratórios, independentemente do número de pessoas ou da extensão do âmbito de aplicação de testes ou calibração abrangidas por esta norma.

O Laboratório MLAB executa ensaios prescritos tanto por normas IEC e NBR, como também por Regulamentos Técnicos Metrológicos (RTMs) aprovados por Portarias INMETRO específicas, aplicáveis a medidores de energia elétrica. A portaria nº 587 do INMETRO – Regulamento Técnico Metrológico (RTM) para medidores eletrônicos de energia ativa e a portaria nº 285 – regulamento para medidores eletromecânicos de energia, estabelecem as condições mínimas da apreciação técnica de modelo, da verificação inicial, da verificação após reparos e da verificação por solicitação do usuário em medidores eletrônicos e eletromecânicos de energia ativa ou reativa, monofásicos e polifásicos.

O laboratório está apto a realizar diversos tipos de ensaios:
Ensaio de exatidão;
Ensaio de corrente de partida;
Ensaio de verificação do limite inferior da tensão de alimentação;
Ensaio das saídas periféricas;
Ensaio de tensão aplicada;
Ensaio das saídas periféricas;
Inspeção visual de correspondência ao modelo aprovado;
Inspeção geral do medidor sob ensaio;
Ensaio de controle das funções e grandezas com a elevação da temperatura.

O MLAB usa procedimentos e equipamentos que o habilita realizar ensaios em:
Medidores eletrônicos de energia ativa: (Classes B, C e D);
Medidores eletrônicos de energia reativa: (Classes B, C e D);
Realizados nas condições nominais ou especificadas pelo cliente.

Fontes trifásicas portáteis, mesas de calibração de várias posições, medidores de qualidade de energia, padrões trifásicos, geradores de sinais, medidores registradores, analisadores, testadores de resistência de isolamento, qualímetros e outros tantos instrumentos, formam o escopo do laboratório MLAB.

Soluções de calibrações, ensaios e verificações em campo

O segredo do sucesso desta solução é a facilidade de operação com conjuntos móveis de fontes e padrões de energia o MLAB realiza com rapidez, segurança e qualidade, calibrações em campo sem a necessidade de interrupções indesejadas em linhas de produção industriais ou unidades geradoras de energia. São usados instrumentos como analisadores registradores portáteis, qualímetros, medidores-padrão, calibradores trifásicos portáteis e handheld nessas operações. A Metrum realiza verificações e calibrações em medidores de energia com emissão de certificados com rastreabilidade.

Custom Field

Enter some text here