Interface Ótica – COD-1A e COD-1U
A conexão perfeita com sistemas de controle de demanda
As interfaces para comunicação ótica por encaixe magnético fabricadas e comercializadas pela Metrum são apresentadas em 2 modelos: COD-1A e COD-1U. Estes dispositivos eletrônicos se comunicam de forma bidirecional utilizando diodos emissores e receptores de infravermelho. Conectados a uma porta serial (DB-9 ou USB) de um equipamento adequado, permite uma comunicação isolada galvanicamente com medidores (de energia) de tarifação que possuem uma porta ótica padrão ANSI tipo 2.
A interface ótica modelo COD-1A pode ser conectada a computadores desktops, notebooks, modems e outros equipamentos como controladores de demanda e de fator de potência, de automação, enfim, qualquer equipamento que se comunique nos padrões aqui mencionados e que possuam os sinais RTS e DTR ativos. Já a interface ótica modelo COD-1U é compatível com os padrões IEC62056-21 e ANSI C12.18. É adequada para ler medidores de energia por meio de desktops ou notebooks. A COD-1U contém um conector tipo USB 2.0 e é diretamente alimentada pelas portas USB dos computadores ou notebooks a ela acoplados, por este motivo não requer uma fonte de alimentação externa.
Em ambos os modelos o acoplamento ao medidor de energia é feito por meio de ímãs N38 de grande poder magnético. As interfaces óticas introduzem uma novidade nestes tipos de dispositivos, a fixação por parafuso. Útil onde a fixação se estende por um longo período ou até permanente, nos casos como controle de demanda, por exemplo.
- Nível dos sinais compatível com EIA232D e V28;
- A taxa máxima de transmissão e recepção de dados é de 19200 bits/segundo;
- Dispositivo autoalimentado: a energia é derivada da porta serial do host;
- Cabo com 2 metros – extraflexível;
- Conector 9 pinos fêmea tipo D padrão IBM-PC (DB-9);
- Fixação magnética e por parafuso;
- Sensor ótico conforme ANSI C12.18-1996;
- Corpo construído de poliacetal (POM) de alta resistência.