Interface Ótica – COD-1A e COD-1U

Interface Ótica – COD-1A e COD-1U

Gateways e Conversores

A conexão perfeita com sistemas de controle de demanda

As interfaces para comunicação ótica por encaixe magnético fabricadas e comercializadas pela Metrum são apresentadas em 2 modelos: COD-1A e COD-1U. Estes dispositivos eletrônicos se comunicam de forma bidirecional utilizando diodos emissores e receptores de infravermelho. Conectados a uma porta serial (DB-9 ou USB) de um equipamento adequado, permite uma comunicação isolada galvanicamente com medidores (de energia) de tarifação que possuem uma porta ótica padrão ANSI tipo 2.

A interface ótica modelo COD-1A pode ser conectada a computadores desktops, notebooks, modems e outros equipamentos como controladores de demanda e de fator de potência, de automação, enfim, qualquer equipamento que se comunique nos padrões aqui mencionados e que possuam os sinais RTS e DTR ativos. Já a interface ótica modelo COD-1U é compatível com os padrões IEC62056-21 e ANSI C12.18. É adequada para ler medidores de energia por meio de desktops ou notebooks. A COD-1U contém um conector tipo USB 2.0 e é diretamente alimentada pelas portas USB dos computadores ou notebooks a ela acoplados, por este motivo não requer uma fonte de alimentação externa.

Em ambos os modelos o acoplamento ao medidor de energia é feito por meio de ímãs N38 de grande poder magnético. As interfaces óticas introduzem uma novidade nestes tipos de dispositivos, a fixação por parafuso. Útil onde a fixação se estende por um longo período ou até permanente, nos casos como controle de demanda, por exemplo.

Dúvidas Frequentes

As mais importantes aplicações são: medição de faturamento de energia, manutenção de sistemas de medição, automação de subestações, monitoramento de qualidade da energia, medição de operações comerciais e industriais, controle de demanda e de Fator de Potência, SCADA (controle supervisório e aquisição de dados) e controle e monitoramento de geração distribuída.
É a especificação de protocolo da American National Standard For Utility Industry para porta ótica Ansi tipo 2. Ela detalha os critérios necessários para comunicações entre um dispositivo C12.18 e um cliente C12.18 por meio de uma porta ótica. O cliente C12.18 pode ser um leitor portátil, um computador portátil, um sistema de estação mestra ou algum outro dispositivo de comunicação eletrônica.
IEC 62056 é um conjunto de padrões para troca de dados de medição de eletricidade pela International Electrotechnical Commission. Os padrões IEC 62056 são as versões internacionais da especificação que trata de medição de eletricidade: troca de dados para leitura de medidores, tarifa e controle de carga. A IEC 62056-21:2002 abrange a troca de dados local direta.
A interface ótica é um dispositivo plug and play que opera com diodos emissores e receptores de luz infravermelha para troca de dados entre dispositivos com isolação galvânica.
O acoplamento mecânico ao medidor de energia é feito por meio de ímãs N38 de grande poder magnético.
Sim, as interfaces óticas foram projetadas e são montadas, além de testadas nos laboratórios de eletrônica da Metrum onde são soldados os componentes eletrônicos nas placas de circuito impresso, é feita a inserção de cabos e a montagem e soldagem dos conectores.
As interfaces óticas são também conhecidas como células óticas, sondas óticas ou células ópticas e ainda acopladores óticos.
As interfaces óticas não requerem fontes de alimentação. Os circuitos transmissores e receptores dentro das células derivam toda a energia necessária da porta serial do computador host.
RELACIONADOS
Confira outras soluções do nosso portfólio relacionadas a este serviço

Segmento

Categoria de Produto

BLOG DA ENERGIA

Explore o Futuro da Energia

cientista-pesquisando-plantas-e-doencas-em-estufa_273609-14269

Avanços em Irrigação Inteligente para Melhorar a Eficiência no Campo

Com a crescente demanda por métodos mais sustentáveis e eficientes, a irrigação inteligente tem se destacado como uma solução inovadora no agronegócio. Tecnologias recentes permitem monitoramento em tempo…
engenheiros-ambientais-de-tiro-completo-trabalhando-juntos_23-2149352244

Inovações no Uso de Energias Renováveis

O setor agrícola está passando por uma transformação significativa com a adoção de tecnologias de energias renováveis. Recentemente, várias fazendas no Brasil começaram a implementar sistemas de energia…
agro4

Implantação na área agrícola

Veja o nosso Case de Sucesso na Bom Futuro! A Bom Futuro é o maior produtor individual de soja no mundo e o maior na cultura do algodão…