Conversor de Protocolo – ION-ABNT/CODI

Conversor de Protocolo – ION-ABNT/CODI

Gateways e Conversores

Converta, de maneira segura, os dados da medição!

O conversor ION-ABNT/CODI é um gateway destinado às concessionárias, consumidores de energia e usuários dos medidores PowerLogic ION da Schneider Electric, em sistemas de medição e controle de demanda que necessitam adequá-los ao padrão ABNT. O ION-ABNT/CODI é um conversor com entrada em protocolo ION e saída em ABNT/CODI normal ou estendido (configurável) que se comunica com o medidor ION pela porta serial. São calculados os valores para a saída seguindo os critérios de horário, tipo de protocolo normal ou estendido, tipo de tarifa e a relação Demanda de Energia / (Valor do Pulso de Demanda [kW/p]) = n° de pulsos. Assim que a mensagem ABNT-CODI é construída com os valores corretos é enviada por meio da “Saída de Usuário” (SU), por meio do acoplador ótico (fornecido separadamente). O ION-ABNT/CODI facilita a integração entre os sistemas de medição para faturamento (do lado da concessionária) com os sistemas de controle (do lado do consumidor). Assim, o protocolo ION, presente nos medidores da Schneider Electric, que tem grande representatividade no parque instalado para médios e grandes consumidores, deve ser convertido para o protocolo ABNT-CODI para que as informações sejam lidas pelos controladores de demanda. Desta forma, o consumidor e a distribuidora de energia conseguem concomitantemente manter as características metrológicas e avançadas dos medidores com protocolo ION e ainda seguir os padrões normativos, provendo a saída de usuário em ABNT-CODI conforme a norma NBR 14522.

Dúvidas Frequentes

O medidor PowerLogic ION8650 deve ser configurado para se comunicar com o Conversor ION-ABNT/CODI por meio da sua porta COM3. A ferramenta que possibilita essa configuração é o aplicativo ION Setup da Schneider Electric (gratuito) ou via IHM/Display do medidor.
O protocolo conhecido como ABNT-CODI foi desenvolvido nos anos 90 e normatizado pela ABNT na norma NBR14522. Ele é o padrão de intercâmbio de informações no sistema brasileiro de medição de energia elétrica e utiliza a Saída Serial de Usuário (SSU) como meio físico para se conectar a sistemas de controle e leitura de suas informações.
Em seu pacote padrão de 8 bytes o ABNT-CODI carrega as informações de tempo restante até o final do intervalo de demanda ativa, indicador de cobrança de reativo, identificador de posto tarifário e de tarifa e número de pulsos de energia ativa e reativa, desde o início do intervalo.
Um gateway ION-CODI funciona como um tradutor que se comunica com os medidores via protocolo ION, converte este protocolo para o ABNT-CODI mantendo todas as características originais dele, tanto em sua forma normal quanto estendida e então repassa as informações a um controlador de demanda.
O sistema consiste em receber as informações provindas do medidor pela interface ótica (COD-1A Metrum – exclusivamente), converter (ABNT ION-CODI Metrum) e enviar essas informações por um acoplador ótico que será conectado ao Controlador de Demanda.
Para alguns controladores de demanda é recomendável que o número de pulsos não ultrapasse 1500. De acordo com o protocolo ABNT, o limite máximo de pulsos é 32768, dentro de um intervalo de 15 minutos.
Os medidores Schneider Electric PowerLogic ION8650 fornecem os protocolos de comunicação para controladores MODBUS RTU e ION, disponíveis na porta ótica COM3.
Para interligar a porta COM3 – saída de pulsos do medidor – é necessária a aquisição da interface ótica COD-1A – serial RS-232, de fabricação Metrum.
As configurações do medidor PowerLogic ION8650 podem ser feitas de duas maneiras: a primeira é por meio do software de configuração ION Setup instalado em um desktop ou notebook comunicando por Ethernet ou RS-232 (quando não houver saída RS-232 no PC, usar um conversor USB/RS-232). A Segunda maneira é pelo painel frontal do medidor por meio das suas teclas de navegação e display LCD.
Os padrões estabelecidos nos Procedimentos de Rede, no Módulo 5 dos Procedimentos de Distribuição (PRODIST), definem certos requisitos para o sistema de medição de faturamento adequado ao consumidor livre. Entre eles, está a disponibilização da Saída Serial de Usuário no protocolo ABNT-CODI ao consumidor, para utilização principalmente na comunicação e entrega de informações aos controladores de demanda convencionais.
RELACIONADOS
Confira outras soluções do nosso portfólio relacionadas a este serviço

Segmento

Categoria de Produto

BLOG DA ENERGIA

Explore o Futuro da Energia

cientista-pesquisando-plantas-e-doencas-em-estufa_273609-14269

Avanços em Irrigação Inteligente para Melhorar a Eficiência no Campo

Com a crescente demanda por métodos mais sustentáveis e eficientes, a irrigação inteligente tem se destacado como uma solução inovadora no agronegócio. Tecnologias recentes permitem monitoramento em tempo…
engenheiros-ambientais-de-tiro-completo-trabalhando-juntos_23-2149352244

Inovações no Uso de Energias Renováveis

O setor agrícola está passando por uma transformação significativa com a adoção de tecnologias de energias renováveis. Recentemente, várias fazendas no Brasil começaram a implementar sistemas de energia…
agro4

Implantação na área agrícola

Veja o nosso Case de Sucesso na Bom Futuro! A Bom Futuro é o maior produtor individual de soja no mundo e o maior na cultura do algodão…