As características de um laboratório acreditado pelo INMETRO

As características de um laboratório acreditado pelo INMETRO

30 de julho de 2021 0 Por Lucas Brito

A acreditação é um processo de avaliação de conformidade aos requisitos de uma ou mais normas realizado por um organismo de acreditação reconhecido. O INMETRO, por meio da Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), é o órgão regulador brasileiro responsável pelas acreditações de laboratórios de ensaio e calibração e avalia a conformidade aos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025 juntamente com outras normas estipuladas pelo INMETRO, de acordo com o escopo de acreditação do laboratório.  Neste artigo vamos ver as características de um laboratório acreditado pelo INMETRO.

 

CERTIFICAÇÃO ISO 17025

A ISO 17025 é uma norma internacional que estabelece os requisitos gerais para a competência de laboratórios de calibração e ensaio. A norma busca garantir não apenas as obrigações legais, mas também a precisão e a qualidade dos resultados obtidos, que serão aceitos internacionalmente.

 

ACREDITAÇÃO PELO INMETRO

O INMETRO define diversas áreas de atividades que podem ser acreditadas, como por exemplo máquinas e equipamentos de medição e controle, saúde humana, construção civil, entre outras. Deste modo, o escopo de acreditação é a definição dos serviços específicos para os quais a acreditação é concedida. Ou seja, é uma declaração oficial e detalhada das atividades do laboratório que são acreditadas.

Após este processo, o laboratório acreditado é reconhecido formalmente por operar um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) documentado e com competência técnica obedecendo critérios estabelecidos por normas reconhecidas e consolidadas. Além disso ele será pertencente à Rede Brasileira de Calibração (RBC) ou à Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE). Em ambos os casos o laboratório poderá utilizar o Símbolo de Acreditação de ensaio ou calibração que é concedido pela CGCRE.

Um laboratório de calibração emitirá um Certificado de Calibração do instrumento calibrado. Este certificado contém o erro e a incerteza de medição de cada ponto calibrado. Neste caso é de responsabilidade do solicitante do serviço analisar o certificado, seguindo critérios próprios, e definir se o instrumento está apto ou não para o uso. Já um laboratório de ensaio, emite um Relatório de Ensaio que contém os erros e as incertezas dos pontos ensaiados e uma avaliação, aprovando ou reprovando o instrumento, segundo critérios definidos pelos Regulamentos Técnicos Metrológicos (RTM) do INMETRO.

 

VANTAGENS DE CONTRATAR UM LABORATÓRIO CERTIFICADO

São inúmeras as vantagens quando se contrata os serviços de um laboratório certificado, entre todas podemos citar:

  • Garantia da qualidade de dados de teste e calibração.
  • Garantia de resultados válidos.
  • Ensaios em ambiente controlado.
  • Competência técnica reconhecida.
  • Validade e adequação dos métodos de ensaio.
  • Reconhecimento internacional.

 

MLAB METRUM

O MLAB é o laboratório acreditado da Metrum para ensaios em medidores de energia elétrica ativa e/ou reativa, monofásicos e polifásicos (Máquinas e Equipamentos de Medição e Controle). Opera com modernas bancadas de ensaio e padrões de referência de alta exatidão. Além disso, realiza também ensaios não-acreditados, a padrões rastreáveis, para demais equipamentos de medição de energia, como calibradores de campo.