O que é inspeção de qualidade?

O que é inspeção de qualidade?

16 de julho de 2021 0 Por Carlos Soares

O controle de qualidade é indispensável no processo produtivo em todos os segmentos industriais, seja a indústria de alimentos, a farmacêutica, a de aparelhos eletrônicos e, até mesmo, na prestação de serviços. Neste artigo você entende melhor o que é inspeção de qualidade e como ela é realizada.

Segundo a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC), a inspeção é o mecanismo de Avaliação da Conformidade muito utilizado para avaliar serviços, entre eles a fabricação de equipamentos, após sua execução. De um modo geral, os procedimentos de medição, de calibração e de ensaios são aplicados nos instrumentos utilizados durante a inspeção.

Sendo assim, a inspeção é o processo de medição, exame e teste para avaliar uma ou mais características de um produto ou serviço e sua comparação com os requisitos especificados para determinar se a conformidade foi alcançada. Podemos inspecionar produtos, processos e vários outros resultados para garantir que o objeto que sai de uma linha de produção ou o serviço fornecido esteja correto e atenda às especificações.

 

 

Conheça as três fases da inspeção para verificar a qualidade dos produtos: inspeção inicial, inspeção em processo e inspeção final.

 

INSPEÇÃO INICIAL

É a inspeção realizada inicialmente nos insumos e matérias primas que serão utilizadas na fabricação de um determinado produto. Nessa fase é importante ter o conhecimento do que está sendo utilizado, pois um insumo defeituoso não pode ser transformado magicamente em um bom produto.

 

INSPEÇÃO EM PROCESSO

É um tipo de inspeção que ocorre durante o processo de fabricação para que as empresas tenham maior capacidade de identificar erros e garantir a qualidade em todos os produtos. A importância em realizar uma inspeção em processo é para evitar retrabalho, atrasos e perda financeira, pois percebendo a não conformidade ainda no processo, a empresa pode tomar ações corretivas e evitar as perdas e atrasos.

 

INSPEÇÃO FINAL

É a inspeção que ocorre nos produtos acabados, para que a empresa analise a qualidade de tudo o que foi produzido e é o tipo mais popular. A conformidade dos produtos é verificada em relação aos critérios definidos anteriormente.

 

INSPEÇÃO DE QUALIDADE METRUM

A Metrum efetua o controle de qualidade por meio de um departamento específico, o Departamento de Inspeção e Controle de Qualidade (DEPICQ). O DEPICQ faz abordagens no estágio final, onde os produtos passam por um controle rígido e são inspecionados para que nada fique fora dos padrões pré-estabelecidos. As inspeções e os ensaios são realizados por meio de instrumentos calibrados em uma área restrita, assegurando a integridade física do colaborador e a exatidão dos resultados obtidos, de modo a garantir a satisfação do cliente que exige que o produto esteja de acordo com as especificações técnicas que conferem a ele a qualidade esperada.

 

 

Além da inspeção de produtos acabados, a Metrum realiza inspeção de recebimento de chaparia (armários de aço) utilizados para a montagem de painéis e que, após a finalização, passam novamente pelo DEPICQ, onde será realizada a inspeção do produto acabado.

 

Plano de Inspeção e Teste (PIT)

Para cada tipo de produto ou equipamento inspecionado, nós temos um Plano de Inspeção e Teste (PIT) específico. Todo equipamento produzido pela Metrum, seja ele simples ou complexo, passa pelo departamento de controle de qualidade onde é cadastrado, inspecionado e registrado, garantido assim a rastreabilidade do equipamento.

O objetivo da Metrum, por meio do seu DEPICQ, é de garantir a satisfação do cliente e assegurando o fornecimento das melhores e mais completas soluções para o Mercado de Energia Elétrica, atendendo às necessidades de produtos e serviços de toda cadeia do Sistema Elétrico.