4 benefícios proporcionados pela calibração em campo

4 benefícios proporcionados pela calibração em campo

1 de junho de 2022 0 Por Carina Resende

A calibração em campo e a calibração em laboratório são os dois procedimentos realizados para verificar a precisão dos dados fornecidos pelos medidores de energia elétrica.  A calibração em campo é feita por uma equipe treinada e diretamente nas instalações de um cliente, sem a necessidade de o cliente enviar o medidor para um laboratório. Conheça os 4 benefícios proporcionados pela calibração em campo!

 

Não há necessidade remoção do medidor

Primeiramente é preciso levar em consideração que ao realizar a calibração em campo você elimina a necessidade de retirar o medidor de operação. Levando a sua empresa a economizar nas despesas operacionais e de logística para o transporte do medidor até um laboratório acreditado pelo INMETRO. Essa característica é, obviamente, a principal vantagem da calibração em campo, pois evita a indisponibilidade de dados e informações do medidor durante o período em que ele estará ausente.

 

Redução de custos

Ao realizar a aferição de medidores em campo, serão retiradas de suas posições apenas os medidores que apresentarem funcionamento incorreto, ou seja, apenas aqueles com erro máximo admissível acima do definido em norma. Assim, o custo com os medidores que apresentarem funcionamento correto será menor, eliminando gastos operacionais consideráveis da concessionária ou da empresa responsável. Quando a calibração é feita em laboratório, um técnico é enviado ao cliente para substituir todos os medidores enquanto eles possam passar pelos ensaios. Portanto, ao fazer a calibração em campo, o técnico responsável precisará de uma quantidade menor de medidores sobressalentes, visto que só os medidores defeituosos serão substituídos.

 

Maior velocidade

Outro benefício da calibração portátil é o tempo gasto para a conclusão de todo o processo de aferição. Em campo, são gastos apenas alguns minutos para a montagem do equipamento e realizar a calibração propriamente dita. Se o medidor for aferido em um laboratório, existe todo o tempo de deslocamento do medidor, além do prazo estipulado pela empresa responsável, que costuma ser de até 30 dias corridos.

 

Transparência

A calibração em campo traz mais transparência para o cliente, visto que a calibração é realizada na presença do solicitante. A clareza durante o processo também diminui os transtornos que podem surgir entre concessionária e cliente, melhorando a relação entre as partes.

 

MPM-3F: o medidor portátil da Metrum

O medidor padrão portátil da Metrum, MPM-3F realiza, em campo, calibrações em medidores eletrônicos e eletromecânicos monofásicos (2 e 3 fios), bifásicos (3 fios) e trifásicos (estrela 3 elementos e delta 2 elementos). A calibração pode ser feita utilizando uma célula óptica ou um sensor contador de pulsos do tipo pera. A medição da corrente se dá de maneira indireta, isto é, com o uso de alicates amperímetros, não sendo necessário inserir em série o elemento de medição, removendo cabos e conexões. O MPM-3F possibilita o cadastro de 2 conjuntos de alicates, em que cada um deles pode ser utilizado em seu valor nominal ou em 10% desse valor, dando maior precisão em correntes baixas.

Pensando na dificuldade de encontrar uma tomada para energizar o equipamento, o MPM-3F pode ser alimentado por meio da fase A da tensão de medição, eliminando a necessidade de adaptações não seguras para o técnico responsável pelo processo de calibração. Ainda pensando na praticidade e na segurança do equipamento, o medidor padrão da Metrum possui proteção contra sobrecorrente em suas entradas de medição. No caso de uma corrente maior que a especificada pelo alicate utilizado, o equipamento irá proteger a entrada de corrente e informar ao usuário por meio de um alerta sonoro e mensagem em tela em qual das fases existe o problema, possibilitando sua correção.

Além das diversas funcionalidades citadas, o equipamento possui um design moderno e de fácil manuseio, sendo ideal para calibrações em campo. O MPM-3F está equipado com um display touchscreen e com um teclado matricial, responsáveis por toda a navegação no equipamento, possibilitando fazer sua configuração e executar as calibrações dos medidores. O equipamento ainda permite que as calibrações fiquem salvas em sua memória interna, bem como a exportação desses relatórios através da USB.

Metrum

Com conjuntos móveis de fontes e padrões de energia a Metrum realiza com rapidez, segurança e qualidade, calibrações em campo sem a necessidade de interrupções indesejadas em linhas de produção industriais ou unidades geradoras de energia.

Entre em contato conosco para saber mais!