Você conhece a tecnologia ION presente em medidores e softwares de gestão de energia?

Você conhece a tecnologia ION presente em medidores e softwares de gestão de energia?

Imagine um caminhão feito de blocos e que você pode adicionar ou reordenar esses blocos conforme a necessidade no momento. Você enfrentará uma estrada de terra? Coloque pneus maiores e apropriados. Precisa de mais espaço na carroceria? Sem problemas, basta reorganizar os blocos e terá o caminhão que precisa. Você pergunta: o que isso tem a ver com gestão de energia? A resposta é: Tecnologia ION! Se o seu sistema elétrico está equipado com tecnologia ION, você tem todos os blocos necessários para gerir um sistema elétrico com eficiência.

 

Figura 1 – Exemplo de combinações para criar ou adicionar uma nova função. Fonte: Extraído do vídeo ION technology in 60 seconds¹

 

Você precisa calcular a energia equivalente advindas de medidores de gás ou de água? Precisa gerenciar suas cargas para evitar a ultrapassagem de demanda? Que tal calcular quanto custa para produzir cada produto da sua planta? Simples! Com a tecnologia ION basta adicionar alguns blocos e interligá-los, todas as peças estão disponíveis.

A tecnologia ION permite a comunicação eficiente e segura entre os medidores e o seu software de gestão e monitoramento de energia. Ela está disponível no software e nos hardwares e permite que VOCÊ desenvolva as aplicações de gerenciamento de energia adequadas às suas necessidades. As possibilidades são infinitas!²

É praticamente impossível listar todas as aplicações possíveis com a tecnologia ION, mas abaixo você conhecerá algumas das possibilidades que os clientes conseguiram utilizar a tecnologia para atender suas próprias demandas com sucesso.

 

Reprocessamento de dados

Uma empresa de manufatura programou seus medidores ION para determinar quanto gás seus fornos utilizavam e para informar quando seus transportadores estavam ligados. Com essas informações seria possível rastrear o quanto de energia era utilizado em horário produtivo e em horário não produtivo. Desse modo, com esses dados ficou simples de calcular quanta energia é necessária para produzir cada unidade do produto. Já imaginou ter essa visibilidade em seu sistema?

 

Qualidade de Energia

Primeiramente, a tecnologia ION não é apenas uma ferramenta para gestão de energia. Na verdade, suas características se potencializam quando utilizadas para análise de qualidade de energia.

Veja o exemplo a seguir: uma mineradora estava enfrentando problemas com muitos eventos de desligamento da planta e grandes perdas de produção. Com a tecnologia ION foi possível programar o medidor para gerar indicadores de Variação de Tensão de Curta Duração, dessa forma, gerando formas de onda, magnitude, duração e direcionalidade dos eventos e observar a presença de muitos afundamentos de tensão. No entanto, esses afundamentos que o medidor estava monitorando não eram suficientes para causar desligamentos de cargas pesadas, assim, foram instalados outros medidores ION nas barras de alimentação dos inversores e controladores. Dessa forma, foi possível observar que nesses barramentos os afundamentos eram suficientes para causar os desligamentos dos dispositivos controladores das cargas. Após isso, foi possível especificar e instalar dispositivos no-break para que não ocorressem desligamentos devido às pequenas oscilações e não parassem a produção.

 

Medidores ION e o SIGE Metrum

Com os medidores ION é possível gerir o consumo da sua empresa! Além de permitir inserir lógicas de programação, de modo a implementar novas funções e atribuições, permitindo a inclusão de aplicações customizáveis, escalonáveis e de maior adaptabilidade para os clientes.

Além disso, com o SIGE é possível gerenciar e acompanhar essas informações em tempo real, ter os dados recompilados dos indicadores, ser alertado sobre possíveis eventos, como o de ultrapassagem de demanda, e ter relatórios detalhados de energia e de fluídicos.

Não importa o que você precisa fazer em seu sistema, o SIGE realiza desde simples cálculos aritméticos, lógicas condicionais e setpoints de grandezas, passando aplicações mais complexas, como, por exemplo, controladores de demanda, registro de sequência de eventos, avaliação de harmônicos, determinação de direcionalidade de eventos de qualidade de energia. Com o SIGE é possível até mesmo programar uma inteligência complexa de balanceamento de cargas. Com a tecnologia ION suas possibilidades são realmente infinitas!

Conheça os produtos e soluções Metrum para a sua empresa! Para mais informações entre em contato conosco.

 

Referências

¹Schneider Electric – YouTube, “ION technology in 60 seconds”. [Online]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=A_gSsKaLtyk. [Acesso em 14-04-2022].

²Schneider Electric – YouTube, “ION technology in 60 seconds”. [Online]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qSRuFeJQoXw. [Acesso em 14-04-2022].