Quais são os benefícios do controle de demanda inteligente?

Quais são os benefícios do controle de demanda inteligente?

16 de maio de 2022 0 Por Marcos Homem

O controle de demanda é uma necessidade da maioria dos consumidores de energia elétrica, pois, ultrapassar a demanda contratada implica em multa na conta de energia, como podemos constatar no artigo “O que é controle de demanda?”. O controle de demanda tem evoluído de modo a gerar economia na fatura de energia das empresas e indústrias. Leia abaixo quais são os benefícios do controle de demanda inteligente.

 

Controle de demanda

Os controladores de demanda que existem atualmente no mercado promovem o desligamento de cargas definidas de um modo fixo, sem uma análise da situação do processo produtivo. No entanto, essa ação, ainda que possa evitar multas, pode causar outros tipos de perdas nos processos industriais e elas devem ser mensuradas. Uma perda no processo produtivo pode ser maior que a multa devido ao estouro de demanda.  Para que essa situação não ocorra, é necessário a utilização do Controle de Demanda Inteligente, pois, ele considera todo o processo produtivo, não apenas o consumo instantâneo de energia elétrica.

O Controle de Demanda Inteligente armazena em sua memória a curva de consumo das cargas durante sua partida (para as principais cargas do processo), permitindo prever se haverá estouro de demanda caso uma determinada carga seja energizada em determinado instante.

Deste modo, o Controle de Demanda Inteligente pode informar aos usuários e operadores o exato momento em que a partida de uma determinada carga irá provocar o estouro de demanda. Em casos reais, é preciso aguardar alguns minutos para partir uma carga e assim evitar a possibilidade de estouro da demanda.

O Controle de Demanda Inteligente não é um produto ou “box” e sim uma solução de engenharia consultiva. Desse modo, pode se tornar uma verdadeira ferramenta de gestão auxiliando na análise e na eventual revisão dos parâmetros do contrato com a concessionária.

Por fim, lembramos que o Controle de Demanda Inteligente não é uma solução estática, ela deve estar engajada e alinhada com a Norma ISO 50001, buscando a melhoria contínua através do ciclo PDCA: Plan (Planejar) – Do (Executar) – Check (Verificar) – Act (Agir)”

 

Metrum

A Metrum fornece o mercado soluções inteligentes para auxiliar no controle de demanda. Com o SIGE Metrum é possível gerenciar e acompanhar as informações em tempo real, ser alertado sobre possíveis eventos, como o de ultrapassagem de demanda e ter relatórios detalhados.