Por que utilizar um analisador portátil de qualidade de energia?

Por que utilizar um analisador portátil de qualidade de energia?

Você já pensou por que utilizar um analisador portátil de qualidade de energia? São vários os benefícios que um analisar portátil pode trazer para o seu negócio. O analisar é um equipamento eletroeletrônico muito utilizado no setor industrial e de infraestrutura de tecnologia da informação. Tem por propósito monitorar, além de grandezas elétricas básicas (tensão, corrente, potência, energia), grandezas e fenômenos ligados à qualidade de energia.

 

O que é a qualidade de energia?

A qualidade de energia diz respeito à qualidade da disponibilidade da energia elétrica no consumidor. Ou seja, durante a análise da qualidade de energia é avaliado se o produto — a energia — é disponibilizado conforme critérios e indicadores mínimos que garantem o bom funcionamento dos equipamentos ligados à rede elétrica. Entre os critérios avaliados estão: a flutuação de tensão; os harmônicos de tensão e corrente; os picos, afundamentos, transitórios e interrupções de tensão; o desequilíbrio de tensão, entre outros.

 

Impactos de distúrbios de qualidade de energia elétrica na sua instalação

Os problemas identificados durante a análise de qualidade de energia podem estar relacionados a diversas situações, entre elas:

  • Equipamentos com baixo rendimento produtivo;
  • Desligamentos indevidos;
  • Paradas de produção;
  • Sobreaquecimento de condutores;
  • Queima de equipamentos.

 

Analisador portátil de qualidade de energia

 

O analisador portátil de qualidade de energia possui capacidade de monitorar e medir esses indicadores. Como, também, viabiliza uma análise mais profunda nas causas de problemas ligados à qualidade de energia e auxilia em proposições de soluções.

Por terem uma velocidade de gravação muito alta, os analisadores portáteis possibilitam:

  • Registrar as formas de onda de tensão e corrente.
  • Configurações avançadas para cálculos específicos de indicadores baseados em normas (por exemplo, PRODIST e PROREDE).
  • Avaliar eventos de picos e afundamentos de tensão em sua magnitude, tempo e direcionalidade.
  • Atuar como medidor de energia de alta precisão.

 

Como vimos anteriormente, em apenas um equipamento pode-se avaliar níveis de harmônicos, formas de onda, eventos de qualidade de energia e consumo de um equipamento. A versatilidade de um equipamento dessa natureza na indústria permite uma série de análises. Veja a seguir exemplos de avaliações que podem ser feitas.

 

Altos níveis de harmônicos

Uma planta industrial que esteja sofrendo com altos níveis de harmônicos de tensão. O analisador portátil de qualidade de energia pode ser instalado em um ponto específico do consumidor. Desse modo, será possível identificar os níveis altos de harmônicos, quantificá-los e disponibilizar dados para uma especificação de filtro para corrigir esse problema.

Afundamentos de tensão

Uma planta que esteja sofrendo com muitos fenômenos de afundamentos de tensão pode utilizar-se de um analisador portátil para avaliar a direcionalidade destes eventos e verificar se esses afundamentos partem de dentro da planta ou se partem da concessionária.

 

Metrum

A Metrum oferece serviços conforme a definição das metodologias e procedimentos necessários às campanhas de medição de qualidade de energia e estudos qualificados, realizados por meio dos procedimentos que seguem o PRODIST módulo 8.  A Metrum trabalha ao lado do cliente para conhecer o seu processo, de modo a ofertar estudos personalizados em áreas desejadas para análise dos pontos de medição.

Entre em contato com nosso time de especialistas e descubra o que a Metrum pode fazer pelo seu negócio!