Apresentação

O módulo Global Position System – GPS – desenvolvido e fabricado pela Metrum Equipamentos de Medição e Testes é um equipamento de características e uso únicos. Destinado a realizar sincronismo de horário entre medidores de energia pertencentes a um sistema de medição ou telemedição, onde se exige uma assinatura de tempo consistente e confiável para fornecer monitoramento e geração de relatórios precisos.
A Metrum desenvolveu uma tecnologia de sincronização de tempo com a criação do GPS-ION-P, que foi projetado e construído para trabalhar com a família de medidores de energia ION Schneider ou qualquer outro tipo de medidor que tenha uma ports IRIG-B. O GPS-ION-P recebe sinais dos 24 satélites GPS disponíveis, a fim de calcular um tempo exato e distribuí-lo por meio de código de tempo IRIG-B, sinal PPS (pulso por segundo) ou RS-232/485 (TrueTime) com intervalo de supressão ao medidor ION para que controle o consumo de energia elétrica e salve dados de medição de forma eficiente.
O módulo GPS-ION-P apresenta um calendário exclusivo para concessionárias de energia elétrica que garante uma distribuição consistente e exata em toda a rede de energia. Com o GPS-ION-P as concessionárias de energia podem operar com melhores dados, maior eficiência e assegurada consistência.

Características

O GPS-ION-P é um gerador de sinais IRIG-B ou Time Code que fornece uma fonte de código de tempo e informações de dados muito estável e precisa. O GPS-ION-P recebe a informação de tempo de referência de relógios atômicos de satélites GPS e, a partir desses sinais, gera códigos de tempo que são sincronizados com prazo inferior a 10 microssegundos de UTC (Tempo Universal Coordenado).
O GPS-ION-P fornece horário local (offsets de horas de -11 a +12 horas – incluindo deslocamento de meia hora e horário de verão) que podem ser configurados por chaves DIP. O GPS-ION-P gera IRIG-B em formato modulado ou não-modulado (por largura de pulso codificado) em kHz.
Todos os formatos de IRIG-B Time Code transportam informações de tempo e calendário em BCD (Binary Coded Decimal) também carregam calendário anual / data e informações de fuso horário nas funções de controle (CF), conforme definido pela especificação IEEE 1344.